Diáspora Black está presente em 10 cidades pelo mundo, inclusive em Porto Alegre Diáspora Black está presente em 10 cidades pelo mundo, inclusive em Porto Alegre Foto: DIÁSPORA BLACK/DIÁSPORA BLACK/DIVULGAÇÃO/JC

Plataforma de hospedagem ajuda a divulgar a cultura negra

O aplicativo criado por estudantes de jornalismo ainda está em fase de teste, mas promete gerar benefícios para os viajantes e acolhedores que usarem o serviço.

Diáspora Black é o nome dado à plataforma de turismo que conecta o viajante e o anfitrião que se interessam pela história e cultura negra dos locais. Além de oferecer hospedagem, a ferramenta mapeia pontos turísticos e eventos culturais que façam referência à herança da comunidade. O serviço, criado em dezembro passado, em São Paulo, está disponível em cidades de países como França, Itália, Estados Unidos, Espanha, Nigéria, Inglaterra, Peru, México, Bolívia e Brasil.
Os brasileiros por trás da iniciativa tinham a preocupação de se reconectar com sua ancestralidade e suas referências. "É uma ação de enfrentamento ao racismo, que restringe a participação de negros nas plataformas convencionais de hospedagem", opina Antonio Pita, integrante do Diáspora. "É uma transgressão de estigmas, ocupação de espaços: expansão do que entendemos ser o 'nosso lugar'. E também uma estratégia para ressignificar a contribuição histórica da população negra, para fortalecer identidades individuais e promover o reconhecimento como comunidade", diz ele.
Para se tornar um anfitrião, é preciso passar por oficinas de formação. A plataforma oferece diferentes tipos de pagamento, seja com o aluguel comercial por temporada ou com a divisão da moradia. Mais detalhes no site diaspora.black.
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio