Sobre o Autor
Edison Tamasci, � presidente da FEBRAFAR, da rede de Drogarias Ultrapopular e da administradora de redes Farmarcas - Marcelo Dantas - Divulga��o - JC Foto: Marcelo Dantas/Marcelo Dantas/Divulga��o/JC

Edison Tamasci

Presidente da Febrafar, da rede de Drogarias Ultrapopular e da administradora de redes Farmarcas

A motiva��o no ambiente de trabalho, al�m de palestras e treinamentos

Se existe algo que podemos chamar de praga dos tempos modernos, sem dúvida alguma, são os spams - ou os chamados e-mails marketing -, disparados, aleatoriamente, pelas empresas ou consultorias que, na ânsia pela divulgação de seus produtos ou serviços, os disparam indiscriminadamente para milhares de endereços eletrônicos.
Diariamente, recebo centenas de correspondências virtuais desse gênero e, obviamente, vou excluindo-as mesmo antes de explorá-las. Porém, nos últimos tempos, resolvi fazer o contrário. Ou seja: por mais que eu perca um certo tempo, venho observando atentamente o conteúdo de cada mensagem. E, com isso, tenho constatado que em torno de 50% dessas propagandas dizem respeito a cursos e treinamentos voltados para Liderança e Motivação.
Diante dessa constatação, decidi desenvolver uma reflexão sobre o motivo que leva diversas empresas a fazerem desse tipo de atividade um meio de sobrevivência. E, além disso, será que esses treinamentos motivacionais ou de liderança proporcionam resultados concretos aos participantes (pessoas físicas ou jurídicas)?
No entanto, vamos nos ater somente aos cursos e palestras motivacionais, até porque convivo com empresários do varejo e o paradoxo para mim é bastante claro neste sentido.
Cotidianamente, lemos e ouvimos dizer que os funcionários devem estar motivados para trabalhar. Pois bem, ao falarmos com os empresários sobre o assunto, estes dizem que mesmo remunerando bem, se uma determinada atividade no estabelecimento não é comissionada, o funcionário não tem interesse. Então, o que realmente motiva uma pessoa a produzir mais e melhor? Será o salário? O reconhecimento? A possibilidade de ser promovido? Ou o ambiente de trabalho?
É claro que não há uma resposta única para tantos questionamentos, mas posso afirmar que não existem pessoas motivadas apenas pelo salário, assim como é quase impossível esperar que uma pessoa se torne motivada ou sinta-se valorizada após participar de um curso ou assistir a uma palestra.
Ao observar o comportamento de alguns profissionais que atuam nas grandes corporações do nosso segmento, posso concluir que a motivação está diretamente ligada ao ambiente de trabalho. Comparativamente, noto-os mais motivados do que os colegas que trabalham nas drogarias independentes que, sabidamente, praticam uma remuneração salarial maior - que, a bem da verdade, é o único benefício oferecido aos colaboradores, pois o ambiente de trabalho é aquém do desejável.
Invariavelmente, o empresário dedica a maior parte do seu tempo para reclamar da situação financeira da empresa, deixando uma pequena parte exclusivamente para promover terrorismo junto aos seus colaboradores em função da realidade enfrentada pela empresa.
Sendo assim, a pergunta crucial que deixo para a sua reflexão é: como está o ambiente do seu negócio?
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio