Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 23 de maio de 2017. Atualizado �s 12h26.

Jornal do Com�rcio

Gastronomia e Vinhos 2017

COMENTAR | CORRIGIR

Vin�colas

Not�cia da edi��o impressa de 19/05/2017. Alterada em 23/05 �s 12h26min

Vin�cola Guatambu: Safra de grandes vinhos Tannat

Localizada em Dom Pedrito, a Guatambu � a primeira vin�cola da Am�rica Latina movida a energia solar

Localizada em Dom Pedrito, a Guatambu � a primeira vin�cola da Am�rica Latina movida a energia solar


RODRIGO ALVES VIEIRA/DIVULGA��O/JC
Localizada em Dom Pedrito, na campanha gaúcha, a Guatambu funciona através de energia solar desde maio de 2016. A segunda edição do vinho Épico iniciou seu envase com 100% de energia limpa, e o parque solar, com 600 painéis fotovoltaicos, serve para suprir 100% da demanda energética do empreendimento. É a primeira vinícola da América Latina a ser movida a energia solar. O investimento, de R$ 1,5 milhão, tem previsão de retorno em oito anos.
A vinícola terminou a colheita da safra de uvas em 17 de março, com as uvas Cabernet Sauvignon e Tannat, que são as variedades de ciclo mais longo. No total, foram colhidas 118 toneladas de Chardonnay, Gewürztraminer, Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Tempranillo, Merlot, Tannat e Cabernet Sauvignon. Segundo a engenheira agrônoma e enóloga da empresa, Gabriela Pötter, o clima da safra 2017 apresentou temperaturas máximas mais baixas do que as safras 2015 e 2016 durante o verão, sobretudo no mês de fevereiro.
Além disso, também ocorreram precipitações acima da média histórica da região. "Foi um clima instigante, podemos dizer, mas que, ao mesmo tempo, nos surpreendeu, pois as uvas produzidas foram de excelente qualidade, embora tenha exigido mais trabalho nos tratos culturais", comenta Gabriela.
O destaque deste ano serão os vinhos bases para espumante, os vinhos brancos e, entre as uvas tintas, as Tempranillo e Tannat. "Com certeza, para a Guatambu, a safra 2017 ficará marcada por grandes vinhos Tannat", comemora Gabriela. Conforme a agrônoma, esses vinhos estão em fase final de fermentação e maceração, e produziram em média 14,5% de graduação alcoólica, devido à alta concentração de açúcar contida nas uvas.
Outra característica que chamou a atenção em todas as variedades foi que seus cachos produziram bagas menores e com casca muito espessa. Como é na casca que está concentrada grande parte de polifenóis da uva, certamente os vinhos tintos terão altíssima concentração destes antioxidantes, que conferem seu perfil aromático e são os grandes responsáveis pela cor, corpo e sabor dos vinhos.
"Por todos estes motivos, a Guatambu está comemorando esta safra, que ainda nos possibilitou elevar um pouco os estoques de vinhos, que estavam muito baixos", acrescenta Valter José Pötter, diretor-proprietário da vinícola.
No dia 27 de maio, será lançado, durante o almoço harmonizado na vinícola, alusivo ao Dia do Vinho, o espumante Noite do Pampa, um brut elaborado pelo método champenoise, com 100% de uvas Merlot, produto inédito no Brasil.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia