Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 22 de Maio de 2017 às 17:46

Dia do Vinho terá diversão para todos os gostos

Polenta também será uma das protagonistas da extensa programação

Polenta também será uma das protagonistas da extensa programação

PREF. MUNICIPAL DE MONTE BELO DO SUL/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
JC
JC
Vinho harmoniza com quase todos os tipos de pratos, dizem os especialistas. Quem pretende participar das comemorações do Dia do Vinho vai descobrir que a bebida combina, também, com todo o tipo de diversão e que o cardápio desses 15 dias de festa é intenso. Os números são animadores: quem passar por alguma das regiões engajadas à programação poderá escolher entre 76 atividades oferecidas por 54 vinícolas e encontrar benefícios em mais de 60 restaurantes e 30 meios de hospedagem.
Vinho harmoniza com quase todos os tipos de pratos, dizem os especialistas. Quem pretende participar das comemorações do Dia do Vinho vai descobrir que a bebida combina, também, com todo o tipo de diversão e que o cardápio desses 15 dias de festa é intenso. Os números são animadores: quem passar por alguma das regiões engajadas à programação poderá escolher entre 76 atividades oferecidas por 54 vinícolas e encontrar benefícios em mais de 60 restaurantes e 30 meios de hospedagem.
Além disso, pode-se harmonizar alguma das 37 ações de degustação com algum dos mais de 70 eventos específicos realizados apenas neste período do ano. E os descontos nas vinícolas, a poucos dias do inverno, acabarão se tornando um atrativo à parte.

VINÍCOLAS

A Vinícola Aurora, por exemplo, celebra o Dia Estadual do Vinho com minicursos de harmonização com queijos e vinhos, durante as duas semanas da festa. As atividades serão ministradas pelos sommeliers da empresa, com duração de 2 horas cada e início a partir das 9h. Cada participante ganha uma taça de vinho. Durante todo o período de comemorações, a loja da Aurora estará oferecendo 10% de desconto em todos os seus produtos: vinhos brancos, tintos e espumantes, além de sucos de uva integrais e coolers.
Uma das atrações da vinícola Larentis para o inverno é a Degustação em Barricas, experiência proporcionada para os apreciadores que desejam conhecer um pouco mais sobre o mundo do vinho. Trata-se de uma degustação de vinhos de guarda em barricas, além do Mérito 2012, produto ícone da Larentis. O programa diferenciado inclui visitação guiada pelo enólogo André Larentis. A duração total do programa é de aproximadamente 1h30min e é preciso realizar agendamento prévio.
Duas vinícolas que foram destaque no programa de culinária MasterChef gravado na região, a Aurora e a Valduga, podem ser visitadas em passeios organizados pela Giordani Turismo. O City Tour Viva Bento é um roteiro com duração de quatro horas e inclui visita a pontos icônicos de Bento Gonçalves como o pórtico em forma de barrica, o monumento ao imigrante e o Fundaparque. A Casa Valduga, produtora do espumante que abriu a prova do MasterChef, pode ser visitada no passeio Especial vinícolas, que dá direito a degustações e almoço típico italiano.
Na Vinícola Dunamis a aposta é por uma harmonização diferenciada: o chocolate. As degustações orientadas na loja Dunamis, em Gramado, pretendem mostrar aos turistas como seus vinhos jovens e descomplicados combinam com diferentes tipos do produto. Para o enólogo da vinícola, Vinicius Cercado, harmonizar o doce mais tradicional do inverno com vinho vai bem desde a sobremesa em família até os momentos mais românticos. "Nas degustações, apresentamos aos turistas combinações de vinhos e chocolates que ressaltam o clima de aconchego despertado durante as temperaturas mais baixas, mostrando que vale a pena escolher produtos que harmonizam entre si", explica Cercato. No decorrer da degustação, o enólogo intercala momentos práticos e teóricos aos visitantes.

AROMAS E SABORES

A cidade preparou para o Dia do Vinho a 3ª edição do Jantar Aromas e Sabores, realizado pela Rota Turística Estrada do Sabor. O evento, com pratos e bebidas elaborados pelas próprias famílias que moram no entorno da rota, será animado pelo Grupo Emozione. Será no dia 2 de junho, a partir das 20h, na sede do Clube dos Motoristas.

POLENTAÇO

Polenta também será uma das protagonistas da extensa programação

Polenta também será uma das protagonistas da extensa programação

PREF. MUNICIPAL DE MONTE BELO DO SUL/DIVULGAÇÃO/JC
Nos dias 19, 20 e 21 de maio, ocorre a 9ª edição do Polentaço e a 9ª Festa do Agricultor. Durante os eventos, os visitantes poderão conhecer a única exposição de esculturas de polenta do mundo. Além da personagem principal da festa, que vai estar nos cardápios do café da manhã até o jantar, há ainda festival de vinhos e sucos, artesanato, shows e food trucks com gastronomia a base de polenta. O ponto alto da festa é o tombo da polenta de inacreditáveis 800 quilos. A atividade está programada para os dias 20 e 21 de maio na Praça Padre José Ferlin.

DEGUSTAÇÕES

A Região Central do Estado faz sua estreia nas comemorações do Dia do Vinho com várias atrações dentro do circuito de degustação de vinhos do coração do Rio Grande. Um dos palcos das comemorações é o distrito Recanto Maestro, em São João do Polêsine. Programada para o dia 3 de junho, a degustação no restaurante Casa Di Paolo será acompanhada de mesa para copas, salames e queijos. O Jantar das Estrelas do Hotel Capo Zorial oferece ainda menu harmonizado no dia 2 de junho. A Vinícola Operaviva fará o workshop Sensação e Experiências do Vinho e visita técnica com degustação no dia 27 de maio, a partir das 16h.

MENAROSTO

A prefeitura de Flores da Cunha engajou-se de corpo e alma nas comemorações. Além do Festival do Menarosto, que ocorre pela primeira vez na Praça da Bandeira, no dia 4 de junho, dezenas de cantinas, restaurantes, lojas, hotéis e até supermercados participam do Dia do Vinho oferecendo descontos entre 10% a 40%. As vinícolas Vinhos Viapiana e Panizzon oferecerão cursos de degustação e visitas técnicas.

FEIRA GASTRONÔMICA E PIPA DE VINHO

Caxias do Sul tem programação intensa, com destaque para a feira gastronômica Panela no Pátio na Quinta Estação Eventos. Em sua terceira edição, o evento apresenta a participação de 10 chefs renomados, com 10 pratos elaborados de suas cozinhas vendidos a preços populares. O evento tem entrada franca (paga-se apenas o que consumir). Os 10 temperos para te aquecer que prometem a propaganda do evento envolvem ainda renomadas escolas de gastronomia. Também em Caxias, os visitantes terão à disposição um pipa de vinho para degustar de forma gratuita. A homenagem ao dia da bebida será feita pelo BaitaKão Restaurante e Lancheria, entre os dias 19 de maio e 4 de junho, nos horários do almoço e do jantar. Há opções no cardápio com preços especiais no período.

FESTIVAL A CÉU ABERTO

Visitantes poderão participar do Dal Pizzol Day Festival, no Ecomuseu, em Bento

Visitantes poderão participar do Dal Pizzol Day Festival, no Ecomuseu, em Bento

ENOTECA DAL PIZZOL/DIVULGAÇÃO/JC
A Dal Pizzol realiza a segunda edição do Dal Pizzol Day Festival, evento enogastronômico a céu aberto, no dia 20 de maio, das 11h às 19h. O cenário será o Ecomuseu da Cultura do Vinho, na Rota Cantinas Históricas, em Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves. O cardápio traz vinhos, espumantes e suco de uva Dal Pizzol. Para harmonizar, opções a cargo do chef Cesar Chies, da Estação Café Blauth. A programação incluirá música ao vivo, exposição de carros antigos do Veteran Car Vinhedos e participação de moto-clubes. Ao ar livre, será possível degustar o vinho ou espumante preferido à sombra de árvores ou à beira de lagos. A agenda musical fica por conta das bandas Monty Python Band e Dan Ferreti.

PASSEIO DE BIKE

Se o estilo do programa que se procura é mais descontraído, que tal um passeio de bicicleta guiado para conhecer os mais de 200 hectares de belas viníferas, lagos e mata virgem na Pousada dos Capuchinhos em Vila Flores? O estabelecimento é um empreendimento inédito, que presta um serviço de hospedagem em um antigo seminário. No local vive um grupo de frades, envolvidos em variadas atividades, da pastoral à vitivinicultura - produzem os Vinhos Frei Fabiano -, passando pela hotelaria. O tour pelos parreirais dos religiosos é oferecido de 20 de maio a 4 de junho, e os equipamentos de segurança e a bicicleta são disponibilizados no local. A pousada dispõe de 30 alojamentos para hóspedes, servindo o café da manhã e oferecendo a oportunidade de convivência com a comunidade.

CAVALGADA

Já a 1ª Cavalgada Turística dos Vinhedos no Caminho Farroupilha partirá, no dia 4 de junho, da Pousada do Sobrado Turismo Rural, às 8h30min, e chegará à Vinícola Peruzzo, em Bagé, cerca de duas horas depois. A programação inclui um tour na vinícola e almoço com cortes de cordeiro harmonizado com os melhores vinhos produzidos na vinícola.

DEGUSTAÇÃO COMENTADA

A Locanda Di Lucca, no distrito de São Pedro, em Bento Gonçalves, optou por privilegiar as pratas da casa. Entre as comemorações do Dia do Vinho, realiza, de 19 de maio a 2 de junho, a degustação comentada de vinho autóctone e jantar com produtos orgânicos, locais e sazonais. A programação inclui, em dias diferentes, explanações sobre vinhos biodinâmicos e sobre paisagem cultural vinícola, vinho e identidade. Após, será realizada uma degustação de vinho e jantar. Durante os jantares, será servida uma sequência, com três entradas, salada, pratos quentes e sobremesa. A Locanda está aberta também para almoços aos sábados e domingos.

PROGRAMAÇÃO FEMININA

A Casa Olivos Vinhos e Bistrô, em Antônio Prado, apostará em um programa da Luluzinha para as amantes de vinhos. É a Noite de Vinho para Mulheres, no dia 3 de junho, a partir das 20h. A vinícola teve seus primeiros parreirais plantados em 2007. Hoje, a produção soma 18 mil quilos de uvas viníferas distribuídas em cinco variedades, resultando em 15 mil garrafas de vinho e 200 mil quilos de uvas americanas destinadas à produção de suco de uva.

HOTÉIS PARTICIPAM

O tradicional Hotel Villa Michelon Michelon tem como frase de marketing "hospitalidade e bom vinho" e pretende honrar o mote. O complexo incorporou-se às comemorações oferecendo um tradicional Filó no dia 3 de junho, a partir das 20h. O evento, rico em gastronomia, promete ser uma experiência imperdível ao possibilitar uma viagem a tradições centenárias. Já o Farina Park Hotel, em Farroupilha, programou, para a quinzena do Dia do Vinho, degustação gratuita de vinhos e cursos de degustação da bebida.

PIQUENIQUE E CAMINHADA

No dia 21 de maio, a cidade de Farroupilha comemora os 142 anos de imigração italiana e o Dia do Vinho com um Piquenique no Parque. Das 14h às 17h, no Parque da Imigração Italiana, em Nova Milano, haverá comercialização de produtos e animação com filó. Gastronomia típica, vinhos e sucos, além de artesanato e uma exposição de fotos antigas marcarão o evento. O Menarosto do Vinho, no dia 19 de maio, às 19h, será na comunidade de Santos Anjos. E a II Caminhada do Vinho está programada para o dia 4 de junho, promovida pelo Grupo Fiéis Escudeiros, com almoço na Vinícola Perini.

BOA MESA EM FARROUPILHA

Da paixão por parrillas surgiu uma opção diferente de turismo e gastronomia na Serra. O Quintal da Parrilla, em Farroupilha, abriu há poucos meses com a proposta de atender os amantes da cozinha uruguaia. No cardápio, assados, massas, chivitos, panchos, vinhos e cervejas. Durante os 15 dias das comemorações, o restaurante preparará um molho especial para acompanhar os cortes nacionais e descontos em vinhos nacionais e importados. Ponto tradicional da cidade, o restaurante Antonielle, no Centro de Farroupilha, oferece pratos italianos, mediterrâneos e culinária internacional e para comemorar o Dia do Vinho, dará descontos especiais em sua carta da bebida. Já o restaurante Arte in Tavola oferecerá pratos especiais e uma taça de vinho cortesia, com desconto de 30% nos rótulos.

Notícias relacionadas