Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Agronegócios

- Publicada em 25 de Maio de 2017 às 23:12

Expoleite incentiva o consumo de lácteos

Pub do Queijo foi montado pelo Sindilat para atrair os visitantes

Pub do Queijo foi montado pelo Sindilat para atrair os visitantes


MARCO QUINTANA/MARCO QUINTANA/JC
Remodelada, a 40ª Expoleite passou a dispor de atrativos voltados a incentivar a compra de produtos da cadeia láctea. De acordo com o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat), o gargalo do setor é, exatamente, o consumo.
Remodelada, a 40ª Expoleite passou a dispor de atrativos voltados a incentivar a compra de produtos da cadeia láctea. De acordo com o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat), o gargalo do setor é, exatamente, o consumo.
Com isso em mente, a entidade organizou o Pub do Queijo, no restaurante da Farsul, voltado à promoção das identidades de marca e à diferenciação destes produtos derivados do leite através da degustação. "Por mais que tenhamos o mesmo tipo de queijo, cada marca tem o seu sabor", comenta o secretário executivo do sindicato, Darlan Palharini. Em sua avaliação, o importante para a indústria é encontrar maneiras de tornar a cadeia cada vez mais estável após um ano de economia e preços atípicos.
Na avaliação do Sindilat, uma política industrial de incentivo a queijos e produtos de alto valor agregado culminaria na estabilidade necessária ao setor, que sofreu fortes oscilações de preço em seus commodities em 2016. Segundo Palharini, a maior venda de produtos finais com valor agregado mais elevado permitiria não somente o giro de maiores valores no segmento, mas também incentivaria a produção de itens com maior vida útil nas prateleiras dos supermercados, como os queijos, na comparação com o leite longa vida. No momento, cerca de 80% da produção gaúcha tem baixo valor agregado, em formato de leite longa vida e em pó.
Segundo o presidente do Sindilat e diretor da cooperativa Santa Clara, Alexandre Guerra, os produtores de leite estão recebendo os valores adequados para a produção desde o início do ano - após um período de oscilações de preço no ano passado. A indústria, por outro lado, não sentiu aumento no consumo, mas, ao mesmo tempo, não pode repassar ao consumidor o aumento pago ao produtor.

Campeãs de ordenha são premiadas


MARCO QUINTANA/JC
Os vencedores do concurso leiteiro, realizado durante a 40ª Expoleite/Fenasul, foram anunciados na tarde de quinta-feira, com o tradicional banho de leite aos produtores. A grande vencedora da categoria adulta foi a vaca Festleite P. Ferraboli 266 Damasco, da cabanha Ferraboli, de Anta Gorda, ao produzir 73,34 quilos em cinco ordenhas com oito horas de distância. A ganhadora da categoria jovem, a vaca Fini Braxton
Jitske 4071, da cabanha Wallauer, de Salvador do Sul, produziu 63,55 quilos com os mesmos parâmetros de captação.
 

Técnicos orientam sobre mudanças no Programa de Brucelose e Tuberculose

O Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet-RS) realizou, nesta quinta-feira, durante a Expoleite/Fenasul, a primeira reciclagem do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina e Bubalina. A iniciativa, que contou com a parceria do Ministério da Agricultura e da Secretaria da Agricultura do Estado, se deve à atualização do regulamento técnico do programa pelo governo federal. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Estadual da Agricultura no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Segundo a presidente do Simvet-RS, Angelica Zollin, a inclusão de novos aspectos técnicos tornou necessária esta reciclagem para evitar que os médicos veterinários infrinjam regras. Angelica ressaltou a importância em entender e aplicar as mudanças previstas na Instrução Normativa nº 19 de outubro de 2016. "A não conformidade com as novas regras pode acarretar em problemas no trabalho dos médicos veterinários", observa.