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Economia

- Publicada em 24 de Maio de 2017 às 17:29

Confiança do consumidor sobe dois pontos em maio

A confiança do consumidor subiu dois pontos em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, informou ontem a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) ficou em 84,2 pontos, acumulando alta de 11,1 pontos em 2017.
A confiança do consumidor subiu dois pontos em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, informou ontem a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) ficou em 84,2 pontos, acumulando alta de 11,1 pontos em 2017.
A evolução favorável da confiança dos consumidores em maio propiciou a recuperação de parte das perdas ocorridas no mês anterior. "O resultado foi influenciado pela melhora das expectativas com relação à situação financeira das famílias e o ímpeto de compras, ambos os quesitos positivamente influenciados pela inflação mais baixa e os juros nominais em queda", afirmou Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da Sondagem do Consumidor.
O aprofundamento da crise política no País desde o dia 17 ainda não foi detectado na pesquisa deste mês, embora o resultado da coleta de dados posterior a esta data sinalize que o aumento de incertezas no ambiente político possa motivar maior cautela dos consumidores nos próximos meses.
O resultado de maio foi influenciado pela avaliação dos consumidores sobre a percepção em relação ao futuro, enquanto a relacionada à situação atual segue estável. O Índice da Situação Atual (ISA) caiu 0,3 ponto, para 70,5 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) avançou 3,5 pontos, atingindo 94,6 pontos, após queda de 4,6 pontos no mês anterior. O ISA também havia recuado em abril, em 0,7 ponto.
Quanto à situação financeira das famílias, o indicador apresentou um recuo de 1,3 ponto, o maior desde dezembro de 2016 (-4,6), atingindo 64,1 pontos.
 
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