Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 18 de maio de 2017. Atualizado às 20h41.

Jornal do Comércio

Apoio:
Notícia da edição impressa de 18/05/2017.
Alterada em 18/05 às 20h44min
COMENTAR | CORRIGIR

O risco das tecnologias emergentes

SAP/DIVULGAÇÃO/JC
De Orlando
Trinta mil gestores de TI e players de tecnologia apavorados com os ciberataques dos últimos dias? Nem tanto. As manifestações sobre o tema durante o Sapphire 2017, evento da SAP que acontece esta semana em Orlando (EUA), foram tímidas. Isso não significa, entretanto, que o tema não preocupa. Até porque as novas tecnologias que fascinam o mundo - como Internet das Coisas (IoT), cloud e mobilidade - são, justamente, a porta de entrada para uma realidade nunca antes vista pelo mercado do ponto de vista dos riscos. "Não foi o primeiro ataque nem será o último. Não fomos afetados, mas recomendamos aos nossos clientes realizar todas as atualizações com a maior rapidez e automatizar tudo que possível para se prevenir", afirma o presidente SAP Latin America e Caribe, Claudio Muruzabal. O CIO da Votorantim, João Donizetti, diz que a empresa aposta nas novas tecnologias para apoiar os seus negócios, mas tem exigido cuidados adicionais. No caso de cloud, chega a realizar teste de invasão nos fornecedores. "Sabemos que se os hackers entram até no Pentágono, não adianta achar que estamos 100% protegidos. Mas tentamos fazer de tudo para ter um nível de proteção suficiente para eles desistirem", relata.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Patricia Knebel

Ecossistemas de inovação, tendências globais para os negócios, marketing digital, as tecnologias que são os pilares da transformação digital (como mobilidade, Internet das Coisas e Big Data) e todas as novidades que impactam o comportamento dos consumidores e o futuro das empresas e das cidades estão na coluna Mercado Digital. Estou feliz por você estar aqui.