Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresários & Cia

- Publicada em 21 de Maio de 2017 às 22:32

Feevale e Dinamarca irão monitorar águas

Um projeto de pesquisa entre a Universidade Feevale e a universidade dinamarquesa, University of Southern Denmark, criará um ambiente ideal para o desenvolvimento de sistemas inteligentes de monitoramento da qualidade da água no Rio dos Sinos. Assim como em outras pesquisas feitas no seio acadêmico, o trabalho beneficiará à sociedade em um futuro próximo.
Um projeto de pesquisa entre a Universidade Feevale e a universidade dinamarquesa, University of Southern Denmark, criará um ambiente ideal para o desenvolvimento de sistemas inteligentes de monitoramento da qualidade da água no Rio dos Sinos. Assim como em outras pesquisas feitas no seio acadêmico, o trabalho beneficiará à sociedade em um futuro próximo.
Pesquisadores da University of Southern Denmark estiveram na Feevale para dar início a projetos em conjunto. Estes estudos voltados à área da qualidade ambiental serão estabelecidos por intermédio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale.
Os professores das duas instituições participaram de um workshop no Feevale Techpark, em Campo Bom. A ideia é direcionar o trabalho para criação de plataforma de monitoramento de água, em tempo real, com o uso de parâmetros físicos, químicos e biológicos de forma conjugada, (Real Time Monitoring System).
A pesquisa visa juntar experiências nas áreas de qualidade da água, tecnologias e engenharias, considerando que os pesquisadores de limnologia e ecologia estão na Feevale, enquanto os pesquisadores de engenharia de biossensibilidade estão na University of Southern Denmark.
O projeto será elaborado concomitantemente por ambas as instituições e em junho, o professor José Galizia Tundisi, da Feevale, irá à University of Southern Denmark, momento no qual ambas universidades discutirão o rascunho do projeto. A partir desse momento, serão feitas webconferências para finalizar o texto do projeto até o final do ano para, então, submetê-lo a agências de fomento externo no Brasil e no exterior. "Trata-se de inovação tecnológica, com potencial de patente e amplo mercado consumidor", explica o professor.
A University of Southern Denmark produz sensores eletrônicos de detecção de matéria orgânica em meios fluidos, no departamento NanoSYD do Instituto Mads Clausen. A universidade dinamarquesa tem interesse em ampliar essa tecnologia, em parceria com um país em desenvolvimento, para a utilização na área ambiental. Hoje, no país europeu, esse método serve para monitoramento de qualidade na área alimentícia.
Já a Universidade Feevale, por meio do programa de pós-graduação em Qualidade Ambiental, é referência no estabelecimento de plataformas urbanas de avaliação da qualidade da água dos rios e em planos de gestão para melhorar a qualidade e recuperação da água.
O projeto em conjunto visará criar sistemas inteligentes integrados para monitoramento dos rios, por meio de microequipamentos eletrônicos para detecção de bactérias e outros materiais orgânicos nos nossos rios - sensores que poderão ser colocados à disposição do poder público, diz Tundisi.
"Esse projeto trará tecnologia avançada e fortalecerá, internacionalização da Feevale e acelerará o intercâmbio", afirma.
Informações adicionais: A Universidade Feevale localiza-se em Novo Hamburgo, com dois campi. Site: www.feevale.br. Fone: (51) 3586-8800.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO