Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 15 de maio de 2017. Atualizado às 23h26.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 16/05/2017. Alterada em 15/05 às 21h28min

Breve aqui I

MARCO QUINTANA /JC
Está em demolição o prédio na avenida João Pessoa que antigamente abrigava a Casa de Portugal, hoje de propriedade do Grupo Zaffari. A Casa de Portugal hoje está em um complexo construído em área de três hectares na avenida Bento Gonçalves 8.333, como informa seu presidente, Manuel Tomaz de Melo Almeida. Como a Touring Club também já é do Zaffari, a rede de supermercados está negociando a compra de uma casa na João Pessoa para "baixar a cerca" com a parte oposta na rua Lima e Silva, que já lhe pertence e onde mantém uma unidade.

Breve aqui II

Todo aquele lado da João Pessoa permite construções altas, o que, em princípio, deveria atrair empreendimentos residenciais. O curioso é que em todo mundo, ruas lindeiras a parques como o da Redenção são áreas ocupadas por prédios de luxo, que (ainda) não é o caso do nosso Central Park. Explicação? A prefeitura não permite recuos, e ninguém vai erguer um prédio de alto padrão rente à calçada.

A amostra

O 9º BPM e a EPTC fizeram ontem uma barreira na Praça XV de Novembro, na rua Marechal Floriano, em Porto Alegre. Foram vistoriados 128 veículos, notificados 33, recolhidos 25 sendo dois por multa e apreensão e um taxista com a CNH cassada. Isso em algumas horas. É para ver a quantidade de carros em situação irregular, uma pequena amostra apenas. E isso não é culpa do governo...

Frustração

Porto Alegre está no quinto mês de administração do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB), que se elegeu prometendo eficiência e transparência. Não é o que se vê, pelo menos em relação à organização das secretarias. Para a imprensa, conseguir uma informação precisa e rápida tem sido uma via crucis. No passe-repasse de secretaria em secretaria, tem-se perdido um turno inteiro, às vezes até dias sem uma resposta precisa.

Hortênsia cercada

Prefeitos e secretários dos municípios da Região das Hortênsias se reuniram ontem para agilizar a instalação do sistema de videomonitoramento nas cidades de Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Picada Café e Nova Petrópolis, tocado através do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM-RS). O programa ainda prevê ações integradas entre os órgãos de segurança em todas as esferas.

As gorjetas e sua lei

Do ponto de vista do freguês, a Lei da Gorjeta não é uma boa. Como todas as casas vão ter que recolher o percentual para os garçons, a tendência é o fim do "não cobramos os 10%". Além disso, não existe lei grátis e quem vai arcar com custo extra serão os clientes. Para os profissionais da bandeja, a grande vantagem será a incorporação da gorjeta no salário, então, para fins de financiamento ele terá comprovação de renda bem maior.

Por falar em leis...

...um empresário com rede de restaurantes disse que vai ser o último a aderir à nova lei. "Primeiro virão os ajustes, porque essas leis sempre mudam no meio do caminho." Perfeito.

A festa do carteado

pg3  jogo de cartas na Festa da Colônia de Lajeado - foto Cleiton Thiele

CLEITON THIELE/DIVULGAÇÃO/JC
A Festa da Colônia de Gramado, que encerrou domingo passado, promoveu eventos paralelos. Herança dos imigrantes italianos, o carteado faz parte dos costumes dos moradores da região. E não foi pouca coisa. Na Modalidade Canastra participaram 32 localidades e na modalidade "três-sete" foram 20. O 37 é uma das poucas que o governador José Ivo Sartori (PMDB) não domina. A canastra já ultrapassou os limites gringos.
 

Miúdas

  • UMA perda e tanto a morte de José Zaragoza, um dos fundadores da agência DPZ. A agência revolucionou a propaganda brasileira com sua moeda mais forte: a criatividade.
  • MUNICÍPIO de Santo Augusto entre os cinco que tiveram situação de emergência reconhecidos pela União. Enxurrada.
  • PELO andar do termômetro, frio de verdade ainda está longe.
  • DELAÇÃO premiada faz jus ao nome. Em um par de anos boa parte estará leve, livre e solta.

Finais

  • SENAI-RS inaugura amanhã em Bento Gonçalves o Instituto Senai de Tecnologia de Madeira e Mobiliário e o Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica em Caxias do Sul.
  • CÂMARA de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha promove hoje reunião-almoço com Luciano da Ros e o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) João Pedro Silvestrin.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia