Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 03 de Maio de 2017 às 22:45

A triste vida dos venezuelanos


ronaldo Schemidt/afp/JC
Cada um com seu protesto. Enquanto no Brasil os atos são dos sindicatos e suas centrais, na Venezuela o pau come solto por ordem de Nicolás Maduro, o mais novo aspirante a ditador à moda antiga de banana republic. A diferença é que lá, realmente, é o povo que está nas ruas. E não enfrenta só bombas de gás, não, é tiro mesmo. A grande pergunta que fica é sempre a mesma: até quando ele aguenta e até quando a temida polícia especial não se flagra e cai de banda.
Cada um com seu protesto. Enquanto no Brasil os atos são dos sindicatos e suas centrais, na Venezuela o pau come solto por ordem de Nicolás Maduro, o mais novo aspirante a ditador à moda antiga de banana republic. A diferença é que lá, realmente, é o povo que está nas ruas. E não enfrenta só bombas de gás, não, é tiro mesmo. A grande pergunta que fica é sempre a mesma: até quando ele aguenta e até quando a temida polícia especial não se flagra e cai de banda.

O Centro de Obama


Joshua LOTT/AFP/JC
É tradição de boa parte dos presidentes norte-americanos construir alguma obra que lembre do legado do seu governo e de sua trajetória política, seja através de fundações, museus ou instituição que ajude nacional ou internacionalmente vítimas de doenças ou conflitos. Barack Obama está fazendo um barulhão nacional para construir o Centro Presidencial Obama, em Chicago. Continua sendo muito popular.
 

Os culpados

Nunca o tráfico deixará de ter recursos para comprar as melhores armas, corromper as forças da lei e ter um lugar ultrasseguro para comandar o negócio, os presídios. Sempre tiveram, e terão, à disposição os banqueiros mais generosos do mundo, os usuários de drogas, dos quais apenas um terço é dependente. O resto é usuário eventual, os coitadinhos de araque, os que são a razão de ser do tráfico.

Tão caro, tão difícil

Repete-se à exaustação as dificuldades no atendimento em alguns serviços públicos. Mas até quem busca refúgio em planos considerados VIPs sofre com esse problema. No caso dos bancos, por exemplo, clientes de alta renda também enfrentaram filas na terça-feira depois do feriadão. E mesmo quem tem plano de saúde não está livre de esperar por algumas horas em emergências lotadas de hospitais privados.

Mundo superlativo

O curso de Psicologia da UniRitter promove, dia 8, a partir das 19h, o evento "Precisamos falar sobre suicídio na infância e adolescência". Não é chaga só brasileira. É grande o número de suicídios entre adolescentes esquimós, por exemplo, embora se alvitre que a pouca exposição solar prejudique a "fabricação" da vitamina D pelo corpo, gerando depressão. Também há que se ver que o planeta tem 7 bilhões de habitantes. Em 1960, eram 3 bilhões.

Vai e volta

O prefeito da Capital, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), apresentou aos vereadores da base aliada do governo e do bloco independente o projeto de lei que define a nova estrutura administrativa do município. Por tudo que Marchezan já modificou, é clara como cristal a ideia de um mínimo de políticos e um máximo de "gerentões" no núcleo duro do Paço Municipal. Se der certo, a moda pode pegar. Se não, eles voltam.

Copo meio vazio...

Qual destas duas notas encadeadas lhe parece a mais realista? 1. "Se gritar pega ladrão/não sobra um meu irmão." Atualíssima, a música de Bezerra da Silva. E não é de hoje. Facilidades para os amigos e, para os inimigos, os rigores da lei, não há esfera de poder que se salve. Em alguns, o trinco do armário é reforçado. Mesmo no âmbito privado. O mesmo que reclama da ladroagem dá curva no caixa do supermercado se puder.

...ou copo meio cheio?

Agora, a parte do copo meio cheio: 2. A letra da música de Bezerra não deve ser levada tão a sério. A maior parte dos nossos parlamentares em todos os níveis é honesta e trabalhadora, embora, às vezes, labore em equívoco. Com a Lava Jato, a corrupção foi contida, e os mecanismos de prevenção de malfeitos foram aperfeiçoados. O Brasil sai desta melhor que entrou. A população vem aprimorando, cada vez mais, sua consciência cívica.

A volta de Dirceu

Justiça seja feita: Zé Dirceu (PT) não amarelou, é um homem de fibra. Não correu como coelho apavorado à procura de uma toca segura para se oferecer como delator premiado, como fizeram tantos dos seus correligionários. Quanto a uma guinada à esquerda que ele prega, não é o único a levantar a bandeira de renunciar a Satanás, suas pompas e suas obras capitalistas, digamos assim. A propina vicia.

Miúdas

  • NO próximo dia 13 entra em vigor a Lei da Gorjeta. Em tese, beneficia os funcionários.
  • VOX Populi: feriado em uma segunda-feira é sempre melhor, porque segunda é o pior dia da semana.
  • VERANICO de maio começou sem ter o invernico de abril. Frio mixuruca.
  • EM compensação, à falta de chuva em Porto Alegre não é incomum que sobrevenha um segundo semestre aguado.