Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 22 de maio de 2017. Atualizado �s 23h16.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

PALCO GIRAT�RIO

Not�cia da edi��o impressa de 23/05/2017. Alterada em 22/05 �s 20h26min

Cabe�a, espet�culo baseado na obra dos Tit�s, � atra��o no Palco Girat�rio Sesc

Felipe Vidal em Cabe�a (um document�rio c�nico), marcando 30 anos do disco Cabe�a Dinossauro

Felipe Vidal em Cabe�a (um document�rio c�nico), marcando 30 anos do disco Cabe�a Dinossauro


RICARDO BRAJTERMAN/DIVULGA��O/JC
Michele Rolim
Na contramão dos grandes musicais chega a Porto Alegre Cabeça (um documentário cênico), hoje e amanhã, às 20h, no Teatro da Santa Casa (Independência, 75), dentro do Festival Palco Giratório Sesc Porto Alegre. O espetáculo carioca marca os 30 anos do disco Cabeça Dinossauro, lançado em 1986 pela banda de rock Titãs.
Cabeça acaba traçando um panorama de três décadas da história política e social do Brasil, por meio dos temas das canções do disco em diálogo com histórias pessoais dos atores. "Vivemos muito o rock anos 1980 como uma expressão forte de comportamento da cultura e pensamento crítico sobre o mundo. Esse disco é um objeto de pensamento e de trabalho muito forte", diz o diretor do espetáculo Felipe Vidal, que, por este trabalho, ao lado de Luciano Moreira, venceu o Prêmio Shell na categoria melhor música.
Vidal conta que a ideia inicial era falar muito mais da recepção do disco pelos atores, que representam a geração dos anos 1980, e de toda a sua potência política e crítica do que falar dos Titãs em si. "Fomos construindo a peça a partir dos temas e títulos das canções e também das histórias que íamos lembrando", comenta Vidal. O disco tem um forte discurso crítico contra o Estado, a religião e o capitalismo.
Em cena estão projeções que desenham um painel dos acontecimentos emblemáticos nacionais e mundiais daquele período. Na peça, todas as canções são executadas ao vivo, na mesma sequência do álbum, que, assim como o disco de vinil, se divide em Lado A e Lado B - primeiro e segundo atos da peça.
Felipe Vidal também assina a dramaturgia do espetáculo, que, ao lado do coletivo teatral Complexo Duplo, mergulhou na obra do Titãs. O elenco é formado somente por oito homens, como na formação original da banda - estão o próprio Felipe Vidal, Felipe Antello, Guilherme Miranda, Gui Stutz, Leonardo Corajo, Lucas Gouvêa, Luciano Moreira e Sergio Medeiros.
Quando a peça foi construída, em 2016, segundo o diretor, não havia ainda uma noção da repercussão que ela teria. "A sensação que temos ao ver a peça é que rodamos e continuamos no mesmo lugar. Será que queremos continuar sendo a mesma Nação de 30 anos atrás? Estamos entrando nesse lugar de retrocesso ou temos força para avançar?", comenta Vidal, acrescentando que muita coisa mudou nesses 30 anos, mas os pontos nefrálgicos seguem sendo os mesmos.
A década de 1980 foi marcada por um período de transição política, depois 21 anos de ditadura militar, o País estava entrando na fase da redemocratização. "As histórias que estão no disco têm relação direta com a contemporaneidade. Os anos 1980 voltaram com tudo em relação a política nacional. As pessoas que estão no poder têm um pensamento de 30 anos atrás, há um choque grande com esse pensamento retrógrado, já que a sociedade tem muitas conquistas e lutas. O ano de 1986 não acabou e temos que dar conta ainda dele", sugere Vidal.
Cabeça integra a Trilogia para Musical, que começou com o espetáculo Contra o vento (um musicaos), de 2015, que abordou a gênese do movimento tropicalista a partir do convívio dos futuros protagonistas da MPB no Solar da Fossa, a lendária pensão de Botafogo que abrigou nomes como Caetano Veloso, Tim Maia e Paulinho da Viola.
"Tanto em Contra o vento como em Cabeça, a música em cena está vinculada com um discurso político. Nos propomos a refletir sobre a música de protesto. Começamos em 1960 e 1970, o disco dos Titãs é emblemático para os anos de 1980 e agora nos perguntamos: onde está a música de protesto hoje? O próximo espetáculo será uma antiópera que dialoga com o rap, hip-hop e funk", afirma Vidal.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia