Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresas & Negócios

- Publicada em 02 de Maio de 2017 às 14:52

E-commerce versus e-mail marketing

Converso com heads de marketing digital de e-commerces e é comum ouvir duas opiniões bem diferentes: os que têm repúdio ao e-mail marketing e os que aumentam suas vendas com essa mídia. Alguns dizem que já tentaram, mas não funcionou muito bem. Outros odeiam receber e-mails desse tipo. São duas visões bem diferentes sobre o mesmo canal, mas apenas uma delas está vendendo. Por quê?
Converso com heads de marketing digital de e-commerces e é comum ouvir duas opiniões bem diferentes: os que têm repúdio ao e-mail marketing e os que aumentam suas vendas com essa mídia. Alguns dizem que já tentaram, mas não funcionou muito bem. Outros odeiam receber e-mails desse tipo. São duas visões bem diferentes sobre o mesmo canal, mas apenas uma delas está vendendo. Por quê?
Erros comuns:
- Falta de estratégia: Disparar apenas por disparar não funciona. É preciso saber por que aquela campanha está sendo criada, quando será disparada e se o que você vai mostrar ao seu cliente é relevante para ele.
- Deixar em segundo plano: É comum empresas dispararem e-mails apenas quando as vendas estão em baixa ou enviar uma campanha para oferecer aquele produto que está no estoque há meses. O e-mail não fará mágica com o faturamento nem com produtos parados. Se aquele produto está parado no estoque, há um motivo para isso. Pode não ter valor agregado, o preço pode estar acima da média, pode não ter a qualidade que seu cliente espera etc. O mesmo serve para o faturamento.
- Falta de segmentação de clientes: Quanto mais segmentados forem os seus disparos, maior será sua conversão e mais relevância você terá nas suas próximas campanhas.
- Enviar para e-mails que não são Opt-in: Afinal, o que é isso? Opt-in é a autorização concedida por um indivíduo para que uma empresa possa enviar suas mensagens. Existe também o "soft opt-in", no qual não há a autorização formal, mas a relação deixa implícita a permissão para envio desses e-mails. Não há segredo. Utilize e-mails que se enquadrem nesses critérios e você não terá dor de cabeça.
Sugestões:
- Contratação de empresa especializada: Busque uma gestão de infraestrutura que garanta a entrega de seus e-mails de forma profissional e adequada.
- Trabalhe de forma integrada: Os profissionais de marketing estão cada vez mais sobrecarregados. Uma alternativa para ganhar tempo é deixar seu serviço de e-mail marketing integrado ao e-commerce. Assim, o trabalho operacional consome menos tempo e você pode se dedicar mais ao estratégico.
- Carrinhos abandonados: até 70% das pessoas que visitam seu e-commerce chegam a adicionar um produto, mas saem da página sem finalizar o pedido. Você possui uma estratégia para melhorar sua conversão? Serviços de recuperação de carrinhos são extremamente importantes para lojas virtuais.
- Datas comerciais: Você sabia que existe o Dia Mundial da Água? E o Dia do Automóvel? A maioria dos e-commerces deixam passar uma oportunidade gigantesca. Explore mais as datas que fazem sentido ao seu mercado. O mesmo vale para aniversariantes, que estão mais propensos a abrir uma mensagem. Seja apenas uma felicitação ou um cupom de desconto, funciona.
Estabeleça um relacionamento constante com seus clientes, de forma agradável e relevante para ele. Trace uma estratégia bem-feita e única. Se seu cliente comprou uma TV, porque não oferecer um suporte para TV? Se ele comprou um xampu, que dura em média um mês, porque não oferecer outro assim que esse prazo estiver esgotando? Pense no seu cliente e no que ele quer de você!
Sócio e diretor comercial da Enviou
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO