A força descomunal do modelo vem de um motor Hemi V8 de 6.2 litros com compressor. O propulsor fornece impressionantes 717 cv de potência e 843 Nm de torque, gerenciados por um câmbio automático de oito marchas.
O desempenho é de cair o queixo. O Grand Cherokee Trackhawk consegue acelerar tão rápido quanto um superesportivo: de zero a 96 km/h em exíguos 3,5 segundos, alcançando velocidade máxima de 289 km/h. O SUV ainda atinge 0,88 G de aceleração lateral em curvas.
A força incrível desse V8 sobrealimentado exigiu várias melhorias nos componentes de transmissão, que foram redimensionados para resistir ao torque adicional do motor. Os freios também mereceram cuidado especial - da reconhecida marca Brembo, contam com os maiores discos dianteiros já instalados em um veículo da Jeep.
O Grand Cherokee Trackhawk possui o sistema de tração nas quatro rodas Quadra-Trac, que inclui diferencial traseiro eletrônico de deslizamento limitado e caixa de transferência ativa. De série, o controle de largada (Launch Control) otimiza o rendimento, coordenando motor, transmissão e suspensão. Assim, propicia arrancada perfeita e aceleração consistente em linha reta.
O sistema Selec-Track adota um software especial para pré-configurar e distinguir cinco modos dinâmicos: Auto (automático), Sport (esportivo), Track (pista), Snow (neve) e Tow (reboque). Dessa forma, o condutor consegue determinar a configuração que melhor se adapte às suas necessidades e condições ambientais.
Os modos de condução controlam e ajustam, de maneira independente, parâmetros de tração, transmissão, suspensão e direção. Há ainda uma opção personalizada, que permite ao motorista regular, separadamente, cada aspecto do veículo.
O Trackhawk 2018 é 2,54 centímetros mais baixo do que as demais versões da família Grand Cherokee. Além disso, se diferencia por extensores dos para-lamas, pelas soleiras e pelo capô esculpido com extratores duplos de calor.
A tradicional grade frontal da Jeep, com sete aberturas, vem ladeada por faróis adaptativos com dois refletores de xenônio e assinatura de LEDs. Não há faróis de neblina para otimizar o fluxo de ar, tanto para a admissão quanto para o arrefecimento do motor.
Na traseira, chamam a atenção as quatro ponteiras de escapamento, cada uma com 10 centímetros de diâmetro e na cor preto cromado. As rodas, com acabamento de titânio, medem 20 polegadas. Também estão disponíveis, opcionalmente, rodas superleves de alumínio, que diminuem em cinco quilos o peso total do veículo.