Tomás de Lara, em pé, mediou o Seminário Marcas Sustentáveis, na nova sede da Unisinos, em Porto Alegre, no fim do mês passado Tomás de Lara, em pé, mediou o Seminário Marcas Sustentáveis Foto: DIVULGAÇÃO/JC

Empresas B: onde o modelo de negócio é sustentável

Conheça empresas brasileiras que produzem seus resultados sem descuidar do meio ambiente. Você pode ser uma delas

O conceito de B Corps, ou, Empresas B, em português, foi criado em 2006, nos Estados Unidos. São negócios que conseguem manter a lógica de geração do lucro sem gerar desigualdade e deterioração do meio ambiente. Elas fazem parte do chamado Sistema B, que é um movimento que visa disseminar o desenvolvimento sustentável e equitativo.
O seminário Marcas Sustentáveis, durante a Virada Sustentável deste ano, que aconteceu no final de março, reuniu em Porto Alegre quatro representantes de Empresas B brasileiras: a Mãe Terra, a Matéria BrasilZebu Mídias Sustentáveis e a Recicladora Urbana. Mediados por Tomás de Lara (co-fundador da Engage), as empresas dispararam questões sobre o panorama empresarial atual e alguns passos para um futuro mais sustentável no Brasil.
O CEO e sócio da Mãe Terra, Alexandre Borges, apontou que o Sistema B inicia um processo de mudança. “Temos que ressignificar os conceitos. Mostrar que sustentabilidade não é chato, é cool”, disse. Fundada em 1979, a Mãe Terra crê que uma alimentação natural, composta por alimentos mais próximos dos integrais, é peça-chave para uma vida mais saudável e equilibrada. A empresa hoje é quem oferece os biscoitos distribuídos gratuitamente em todos os vôos domésticos da cia. aérea Gol.
Sócio fundador da Matéria Brasil, Bruno Temer, fala sobre a empresa durante o evento
Sócio fundador da Matéria Brasil, Bruno Temer sublinhou a responsabilidade que cada pessoa tem (ou deveria ter) pelo próprio consumo | Foto: Divulgação
O sócio fundador da Matéria Brasil, Bruno Temer, 34 anos, destacou o design como uma ferramenta fundamental para gerar soluções inovadoras. “O desafio não é mais técnico”, afirmou, sobre a transformação do planeta em algo que se sustente. Sem esquecer, claro, da importância de cada um nesse processo. “O consumidor também determina o que quer. Por que ainda usamos copo plástico?”, questionou, explicando que se todos fossem habituados a levar a própria caneca, os copos plásticos não seriam necessários.
 “Desenvolvemos produtos que respeitem o ciclo do planeta. Qual é o real papel do cartão de visitas?”, indagou Amon Pinto. O sócio fundador da Zebu defendeu que aquele pequeno pedaço de papel, muitas vezes, passa por uma série de aplicações de tintas com ingredientes tóxicos, e que é preciso pensar sobre isso. “Ele (cartão de visitas) demora milhares de anos para se decompor e pode ser substituído por uma troca de contatos no WhatsApp ou uma rápida busca no Facebook”, ilustrou. A empresa de design e sustentabilidade conta com a certificação internacional desde 2014.
Iniciativas empenhadas na busca de soluções para problemas socioambientais podem receber a certificação em todo o mundo. Atualmente, mais de 950 companhias, em 30 países e 60 diferentes setores, são certificadas. Destas, 75 estão na América Latina. O Brasil possui 46 empresas com o certificado, dentre elas a Natura, maior empresa certificada ao redor do planeta.
A Recicladora Urbana é especializada em gestão de resíduos sólidos. Ela possibilita, digamos, uma espécie de reconciliação com o meio ambiente a partir do que é descartado. O gerente da filial Sul da empresa, Gabriel Longo, mudou de vida a partir do contato com as práticas sustentáveis. “Eu era publicitário e, nessa época, eu vendia minha alma ao diabo”, brincou, lembrando que não se preocupava com o impacto dos produtos, apenas em vendê-los. “Passei por uma mudança drástica. Ter sido pai também me fez refletir”, revelou.
CEO da Mãe Terra, Alexandre Borge, durante o Seminário Marcas Sustentáveis
A frente da Mãe Terra, Alexandre Borges levou seus biscoitos orgânicos e integrais para os vôos domésticos da Gol
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio