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Inovação

- Publicada em 20 de Abril de 2017 às 17:20

Mastercard apresenta novo cartão biométrico

A ferramenta utiliza uma tecnologia de escaneamento de impressões digitais

A ferramenta utiliza uma tecnologia de escaneamento de impressões digitais


MASTERCARD/DIVULGAÇÃO/JC
Em tempos de grande insegurança no mundo físico e digital, com clonagens e outros golpes, a Mastercard aposta na biometria para verificar a identidade do titular do cartão nas compras em lojas físicas. A empresa apresentou ao mercado o que está chamando de futura geração de cartão biométrico, que combina tecnologia de chip com impressões digitais. A ferramenta utiliza uma tecnologia de escaneamento de impressões digitais, usada atualmente para fazer pagamentos pela internet, que pode ser usada em terminais no mundo todo.
Em tempos de grande insegurança no mundo físico e digital, com clonagens e outros golpes, a Mastercard aposta na biometria para verificar a identidade do titular do cartão nas compras em lojas físicas. A empresa apresentou ao mercado o que está chamando de futura geração de cartão biométrico, que combina tecnologia de chip com impressões digitais. A ferramenta utiliza uma tecnologia de escaneamento de impressões digitais, usada atualmente para fazer pagamentos pela internet, que pode ser usada em terminais no mundo todo.
Para utilizar o sistema, o usuário deve habilitar o seu cartão, registrando-se em sua instituição financeira. Feito isso, a sua impressão digital é convertida em um modelo digital criptografado que é armazenado no cartão e, então, o cartão estará pronto para ser usado nos terminais. Ao comprar e pagar em loja física, o cartão biométrico funciona como qualquer outro com chip. O portador insere seu cartão no terminal de um revendedor, enquanto coloca o dedo no sensor embutido. A impressão digital é comparada com o modelo armazenado no cartão previamente e, se a biometria corresponder, a transação será aprovada sem o cartão nunca ter saído da mão do consumidor.
A autenticação biométrica de uma transação de pagamento - neste caso, através de uma impressão digital - confirma de forma única que a pessoa que utiliza o cartão é o verdadeiro titular. "Seja para desbloquear um smartphone ou fazer compras on-line, a impressão digital está ajudando a proporcionar mais conveniência e segurança. Não é algo que pode ser tomado ou replicado, e vai ajudar os nossos clientes a saberem que seus pagamentos estão protegidos", afirma o presidente de Enterprise Security and Risk Management da Mastercard, Ajay Bhalla.
A África do Sul é o primeiro mercado a testar a tecnologia desenvolvida, com dois projetos piloto separados conduzidos recentemente com o Pick n Pay, a maior rede varejista de supermercados local, e o Banco Absa, uma subsidiária do Banco Barclays África. Outros testes estão sendo planejados na Europa e na Ásia-Pacífico nos próximos meses.
A Mastercard explica que os comerciantes poderão maximizar a experiência de compra oferecida, já que o cartão funciona com a infraestrutura existente de uma máquina de cartão EMV e não requer nenhuma atualização de hardware ou software. Para os emissores, a tecnologia ajuda a detectar e prevenir fraude, a aumentar as taxas de aprovação, a reduzir os custos operacionais e a fidelizar os clientes.

Multiplus e StartSe se unem para apoiar startups

A aproximação entre grandes empresas e startups já é uma febre. Agora, foi a vez de a Multiplus abrir inscrições para a seleção de startups inovadoras que tenham sinergia com os seus negócios.
A rede de fidelidade fechou contrato com a StartSe, uma das maiores plataformas de negócios e conexão para startups do Brasil, para apoiar esse ecossistema e incentivar o empreendedorismo em seu ramo de atuação.
A Multiplus já conta com as startups FitFly e Brused em seu portfólio e quer novas parcerias em áreas ainda não exploradas pelo setor de fidelidade. O objetivo é diversificar seus negócios e oferecer aos participantes novas maneiras de juntar pontos, dentro da estratégia de estar presente em todas as atividades do cotidiano.
"Temos certeza de que nossa rede, com mais de 400 parceiros e 16,5 milhões de participantes, é uma plataforma capaz de alavancar startups inovadoras, beneficiando a nossa rede e também os empreendedores", explica o diretor de finanças e relações com investidores da Multiplus, Ronald Domingues.
Todo o programa de busca e seleção será feito pelo StartSe. As inscrições devem ser realizadas através do StartSe Base, plataforma que já reúne quase 6 mil startups cadastradas. A StartSe já realizou iniciativas semelhantes com clientes como Visa, XP Investimentos e Flytour.