Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 16 de abril de 2017. Atualizado às 22h12.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
José A. V. da Cunha

Intervalo

Notícia da edição impressa de 17/04/2017. Alterada em 16/04 às 16h57min

Descomplicando licitações

As prefeituras gaúchas estão recebendo do Sindicato das Agências de Publicidade do Rio Grande do Sul (Sinapro/RS) o "Manual Descomplicando a Elaboração de Editais de Serviços Publicitários". O material, desenvolvido em parceria com a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), oferece orientações básicas sobre o processo a ser seguido para cumprir todas as exigências legais, além de modelos de editais já usados. Conforme o presidente da entidade gaúcha, Fernando Silveira, a ideia é esclarecer sobre a elaboração dessas concorrências voltadas ao setor, prestar um serviço ao mercado e ao poder público e reduzir o tempo dos processos de contratação de agências de publicidade. Para sensibilizar o Executivo municipal a usar o documento, será lançada uma campanha em jornais, rádios e redes sociais.

Agências

Presidente da Assembleia Legislativa Edegar Pretto
Presidente da Assembleia Legislativa Edegar Pretto
CACO ARGEMI/CACO ARGEMI/PRESIDÊNCIA ALRS/JC
Está no ar a nova campanha da Lojas Lebes. Desenvolvida pela Matriz, a ação reforça, durante todo o ano de 2017, o propósito da rede de varejo de facilitar o acesso das pessoas aos seus sonhos. Os filmes foram produzidos pela produtora Rebolution, da Argentina.
A Moove é a única agência de Publicidade que integra o Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesPorElas (HeForShe), da ONU Mulheres, lançado pela Assembleia Legislativa. A iniciativa se propõe a ser uma frente integrada por diferentes forças da sociedade para trabalhar em ações de engajamento à igualdade de gênero, empoderamento feminino e combate à violência contra as mulheres e meninas, seja psicológica, sexual, física ou moral.
 

Gente

fala_do_silêncio_arte_marcos_verza coluna Intervalo

COLUNA INTERVALO/DIVULGAÇÃO/JC
O designer Marcos Verza assinou a identidade visual da peça gaúcha "Fala do Silêncio", que estreou neste final de semana. Segundo ele, a criação foi pautada pela temática da peça, que retrata o cenário político e econômico do Brasil nos últimos 10 anos.
A publicitária gaúcha Paula Essig Oliveira criou a campanha "Marcas do Machismo". A ação, cujo formato é em vídeo, tem o objetivo de mostrar que brincadeiras sexistas contribuem para os diferentes tipos de violência cometidos conta as mulheres.

Tá ligado

Planejamento e execução de campanhas nas mídias sociais serão o tema do próximo curso do Melhor do Marketing em Porto Alegre. No treinamento "Marketing nas Mídias Sociais, do Planejamento à Execução", o fundador da empresa, André Damasceno, ensinará como uma marca, empresa ou negócio deve criar uma estratégia utilizando Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, LinkedIn, Snapchat, Pinterest. A qualificação ocorrerá em 6 de maio, das 8h30 às 18h30, na sede da Verbo Educacional.
 

Parceiros

Com foco na curadoria de negócios, o jornalista Antônio Bavaresco e as publicitárias Arlete Bernardes e Sílvia Koch criaram a Humanizando Marcas. A empresa foi desenvolvida com o objetivo de auxiliar empresários de diferentes setores a entender seu próprio negócio e seus clientes para otimizar o trabalho realizado.
Neste mês, a agência Piensa completa um ano de atuação no mercado. Fundada pelas relações-públicas Alessandra Schaefer, Ana Elisa Pires e Roberta Schmitt, a empresa tem como objetivo atender a cada cliente com exclusividade. Relacionamento digital, assessoria de imprensa, eventos, campanhas e criação de marca formam o escopo da empresa nestes primeiros 12 meses.
 

Inovação na pauta do Coletiva Debates

A próxima edição do projeto "Coletiva Debates - Precisamos conversar" acontece amanhã, dia 18. Com o tema Inovação, o evento será realizado às 18h, no Espaço Voz (Anexo 2 do Shopping Total, 3º andar). O encontro abordará o assunto sob três aspectos: comportamento humano, modelos de negócio e presente e futuro da comunicação. Participarão, entre os convidados, Arturo Garziera, do Grupo RBS, Cristiano Fragoso, da DeBrito Propaganda, e Gabriela Ferreira, do Tecnopuc. O trio será mediado pelo relações-públicas João Ramos, que é pós-graduado em Sociologia com foco em Comunicação.

Mudança no Grupo de Mídia

O Grupo de Mídia irá eleger, nesta semana, a gestão que comandará a entidade no biênio 2017/2018. A única chapa concorrente até o momento é encabeçada por Clarissa Dornelles, da Competence, que tem como vice a atual presidente, Renata Schenkel, também do G5. A eleição ocorre amanhã, dia 18, quando ainda podem surgir interessados em participar do pleito. O grupo tem por finalidade oferecer qualificação profissional, buscar o desenvolvimento e avanços nas técnicas de mídia, representar a classe profissional junto aos veículos de comunicação, fornecedores de serviços de pesquisa e fiscalização, agências de publicidade, clientes e anunciantes. Também faz parte das atribuições da entidade proporcionar cursos, seminários e eventos que valorizem a atividade, além de organizar bolsa de talentos.

Perfil

Bernardo Barreiro coluna Intervalo divulgação coletiva
Bernardo Barreiro
COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é do diretor de Marketing da RecordTV, Bernardo Barreiro.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia