Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 18 de Abril de 2017 às 21:58

Foi dada a largada!


Fredy Vieira/JC
Será um ano de intensas discussões sobre a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre. A Associação Comercial (ACPA) deu a largada ontem em um concorrido debate na sua reunião-almoço Menu Porto Alegre. O interesse da plateia foi tamanho que faltou tempo para todos os inscritos falarem. O presidente da ACPA, Paulo Afonso Pereira, anunciou que fará um seminário para aprofundar o assunto.
Será um ano de intensas discussões sobre a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre. A Associação Comercial (ACPA) deu a largada ontem em um concorrido debate na sua reunião-almoço Menu Porto Alegre. O interesse da plateia foi tamanho que faltou tempo para todos os inscritos falarem. O presidente da ACPA, Paulo Afonso Pereira, anunciou que fará um seminário para aprofundar o assunto.

Moda vagaba

A moda dos jeans rasgados é bem mais antiga do que se pensa. A gurizada usa - e algumas adultas também - pensando que é coisa recente. Não é não. Jeans rasgados foram inventados no final dos anos 1980, no Rio de Janeiro - a ideia foi batizada como "moda vagaba" (de vagabundo). Quem primeiro ficou antenado com a novidade foi a Revista de Domingo do Jornal do Brasil.

O furacão Zezinho

Parece que foi a segunda tentativa. Com a idade, a pontaria costuma falhar. O autor da corrente de jato chama-se José Carlos Tavares, mais conhecido como Zezinho, garçom do Restaurante Gambrinus do Mercado Público. Zezinho diz que completou 70 anos dia 17 passado, mas há controvérsias. Ele tem boas tiradas. Certa vez, ofereceu uma salada de batata de bacalhau enfatizando que "o bacalhau é nacional, mas a batata é inglesa".
 

Vigilância aérea

O sobrevoo de helicópteros à noite em Porto Alegre costuma ser associado a algum evento esportivo ou excepcional. Não é o caso dos últimos dias. É apoio da aviação da Brigada Militar em ruas com incidência de roubo de carros na área do 9º BPM.

A dupla ina

Quais os cheiros mais comuns sentidos nas calçadas de prédios com recuo ou marquises na área central de Porto Alegre, especialmente? Ou é de urina, ou é de creolina, usada pelo pessoal da limpeza para desinfetar os dejetos humanos.

Piorando, mas...

Já outro empresário conhecido por seu empreendedorismo e vitalidade acha que na sua área de atuação (bens duráveis) as coisas não estão melhorando, e que nunca viveu crise igual - nem durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, falou ele abrindo um sorriso, "sempre acordo dando graças a Deus por estar vivo".

Melhorando, mas...

Comentário de um empresário do comércio entreouvido ontem na ACPA dava conta que as vendas estão melhorando, embora nada espetacular. "O problema é se vier outro terremoto político para atrapalhar." De fato, em qualquer abalo sísmico sempre há o risco de abalos secundários.

Pensando o futuro

Os painelistas convergiram em pelo menos um aspecto: a cidade precisa ser mais pensada para o cidadão, o pedestre e o convívio entre as pessoas. Rafael Passos (IAB), Antônio Carlos Zago (Sinduscon) e Patricia da Silva Tschoeke (prefeitura) também observaram que o Plano Diretor é excelente no papel, mas a realidade na cidade é outra. A mediação foi do secretário de Redação do JC, Guilherme Kolling.

Miúdas

  • TEM boi na linha na área que poderia receber o Centro de Convenções de Porto Alegre, no terreno do Trensurb.
  • COMO foi bom caminhar pela avenida Salgado Filho livre de vendedores de badulaques.
  • ALGUNS que oferecem frutas ainda resistem em pontos isolados, mas a fiscalização está sempre em cima.
  • AERONAUTAS discutem no dia 24 se entram em greve nacional em protesto contra a reforma trabalhista.
  • BAIXA na F-1: Vijay Mallya, dono da Force Índia, foi preso em Londres pela falência de sua empresa aérea Kingfisher.

Finais

  • ASSINATURA do contrato de financiamento entre o Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar e o BRDE/Bndes será dia 24/14h30min/Palácio Piratini.
  • FÓRUM Mais Segurança, parceria entre a Associação do MP e a ONG Brasil Sem Grades será dia 8 de maio/8h30min.
  • SECRETÁRIO de Serviços Urbanos da Capital, Ramiro Rosário (PSDB) faz palestra a empresários do Humaitá na quinta-feira/Baumbach/avenida Pará, 13.