Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 17 de abril de 2017. Atualizado às 22h41.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 18/04/2017. Alterada em 17/04 às 21h25min

Sob nova direção...

Consulado dos Estados Unidos, na Av. Assis Brasil, em Porto Alegre, recebe letreiro

Consulado dos Estados Unidos, na Av. Assis Brasil, em Porto Alegre, recebe letreiro


JONATHAN HECKLER/JONATHAN HECKLER/JC
...os trabalhos nas instalações da futura sede do consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre partem para a fase final. A abertura está prevista para junho. A edificação na avenida Assis Brasil já ostenta a logotipia do corpo diplomático dos Estados Unidos. Com a chegada de Donald Trump ao poder, houve quem pensasse que as obras do consulado seriam paralisadas, mas não. Em compensação, na administração Trump, houve um aumento das restrições para a retirada de visto para o país.
 

Bola picando

pg3 protesto pró-lula em loixeira de brasília - foto apolos paz

APOLOS PAZ/DIVULGAÇÃO/JC
Adesivo colocado em lixeiras de Brasília contém dois erros. O primeiro é que não se trata de prisão do ex-presidente Lula (PT), e sim depoimento. A não ser que eles saibam de alguma coisa que a gente desconhece. O segundo é colocar adesivo em lixeira, notoriamente inadequado para se colocar mensagens políticas ou publicitárias. É deixar a bola picando. Os lulistas querem reunir 30 mil pessoas em Curitiba dia 3 de maio, quando o ex-presidente será ouvido pelo juiz Sérgio Moro.
 

Retrato falado

Em tempos passados, antes da Lei das Licitações, era comum a modalidade de licitação por retrato falado. Um órgão do governo pedia móveis para alguma repartição com especificações tão minuciosas que só um fabricante a produzia. Por exemplo, uma escrivaninha com xis centímetros e xis milímetros com gavetas com alças de metal e outros contornos precisos.

Atividades ilegais

Com toda corrupção derramada Brasil afora, todos clamam por um País mais ético. De acordo, mas dificilmente qualquer cidadão não comete algum tipo de ilegalidade no dia a dia, mesmo que não tenha dolo. Se você carneia uma rês no seu sítio, está fazendo uma atividade proibida, é um abatedouro clandestino. O certo seria levar o animal para um frigorífico.

De encher os olhos

Será no próximo sábado, às 21h, no Hotel Casa da Montanha, de Gramado, grande leilão de arte e antiguidades, a cargo do leiloeiro Daniel Chaieb, com peças exclusivas da Miss Universo 1963, Ieda Maria Vargas. Inclui joias, porcelanas, prataria, cristais etc., além de obras de 12 aristas, como José Lutzenberger, Ado Malagoli, Vasco Prado, Xico Stockinger, entre outros.

Evolução de penalidades

O presidente do SindTur, Fernando Boscardin, juntamente com outras entidades ligadas ao turismo, vai entregar ao prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci (PDT), regras mais severas em relação ao transporte clandestino de passageiros e panfletagem na cidade. "O apoio já está assegurado", disse Fedoca. "Queremos estabelecer uma legislação com evolução de penalidades."

Eloi Celente

Faleceu no sábado o ex-publicitário e leiloeiro Eloi Celente, que deixou sua marca na propaganda gaúcha em décadas passadas. Foi uma referência na área, atuando em várias agências. Costuma-se dizer, nessas ocasiões, que o falecido deixou uma legião de amigos, mas no caso do Celente é a mais pura verdade. A cerimônia de cremação aconteceu no domingo.

Filosofia de empreiteiro

Um graduado empresário gaúcho da construção civil sempre repetia que duas coisas podem quebrar uma empreiteira: falta de um bom contrato ou um contrato alto demais.

Serviço lento ou rápido...

Uma das coisas mais impressionantes neste país é o retrabalho na prestação de serviços ou consertos. Desde a oficina mecânica da esquina às mais sofisticadas butiques de carros; do consertador de eletrodomésticos que vai na sua casa às oficinas autorizadas; do pedreiro às construtoras. É difícil não ter recall, observa um leitor.

...quase sempre malfeito

Ele tem razão. É tudo feito em cima da perna, parece que o capricho desapareceu de vez, ou a peça foi a errada. Quando se pede uma segunda opinião, não raro se ouve que o estrago foi em outra peça, e não na que foi substituída, ou que o serviço foi malfeito, e por aí afora. E também é comum que o aparelho volte a estragar em pouco tempo. É um inferno.

Miúdas

  • CARRIS tem nova diretoria, toda ela com currículo respeitável. É mais uma chance para o Banco de Talentos.
  • QUASE 60% dos brasileiros das capitais estão acima do peso. Pelo que se vê nas ruas, parece mais.
  • AEROPORTO de Changi, Cingapura, foi eleito o melhor do mundo por passageiros. Tem jardins, piscina e vários entretenimentos.
  • GERDAU Riograndense doou câmeras de segurança à 1ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul.
  • VEREADORA Mônica Leal (PP), da Capital, dedicou o período de Comunicações para celebrar o Dia do Exército, amanhã.

Finais

  • BOUTIQUE Riva (mesa e decoração) inaugura em Caxias do Sul, dia 26 de abril, loja-conceito dentro da fábrica.
  • SEBRAE-RS promove palestra on-line hoje/19h30min sobre como usar datas comemorativas.
  • CENTRO de Gastronomia da UniRitter ensina hoje/14h/adolescentes da comunidade a fazerem receitas com chocolate.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia