Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

JC Contabilidade

- Publicada em 18 de Abril de 2017 às 11:52

O dia 25 de abril é uma data para comemorar e contar

Contador não conta somente números, conta também muitas histórias, fatos, acontecimentos que engrandecem a nossa trajetória e nos enchem de orgulho. Essa é uma data para ostentarmos o nosso orgulho de pertencer a essa valorosa profissão que se destaca cada vez mais no cenário nacional e internacional pelo trabalho coletivo desempenhado pelos profissionais e pelas entidades que nos representam.
Contador não conta somente números, conta também muitas histórias, fatos, acontecimentos que engrandecem a nossa trajetória e nos enchem de orgulho. Essa é uma data para ostentarmos o nosso orgulho de pertencer a essa valorosa profissão que se destaca cada vez mais no cenário nacional e internacional pelo trabalho coletivo desempenhado pelos profissionais e pelas entidades que nos representam.
Comemorar o dia 25 de abril por si só já é uma tradição, que neste ano agrega um componente especial ao se fundir também com a comemoração dos 70 anos do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), entidade representativa dos mais de 40 mil profissionais de Contabilidade do Estado. A fundação do CRCRS se deu no dia 25 de abril de 1947, em um ambiente profissional completamente diferente do que temos hoje.
Época em que a profissão contábil vivenciava a recente regulamentação pelo Decreto-Lei nº 9.295/46 e cujo curso superior havia sido criado há menos de dois anos, no dia 22 de setembro de 1945, sendo portanto uma profissão ainda dominada pelos técnicos em Contabilidade, que haviam deixado de se chamar "guarda-livros" e logravam o recente status de provisionamento à categoria de "contador", como regra de transição.
Eram tempos em que a profissão era exercida de forma manual, quase artesanal, o que exigia um perfil profissional muito peculiar, o que até hoje repercute na imagem que muitas pessoas ainda tem do que seja de fato um "contador", "contabilista". Alguns ainda não sabem a real diferença entre um contador e um contabilista, por ignorar as peculiaridades da Lei Orgânica da Profissão (1946) que define duas categorias profissionais - de contador e técnico em Contabilidade. Atualmente, diante do avanço vertiginoso dos Cursos Superiores de Ciências Contábeis, em contraste à oferta reduzida de cursos técnicos em Contabilidade e ao impedimento legal de novos registros profissionais para esta categoria, estima-se uma rápida mudança nas estatísticas de proporcionalidade entre contadores e técnicos em Contabilidade.
As estatísticas também se alteram rapidamente no que se refere ao quesito gênero, fato que vem provocando uma rápida mudança no perfil da profissão contábil pelo aumento vertiginoso de mulheres nos diferentes segmentos de atuação, como empresárias contábeis, contadoras públicas, professoras, auditoras e peritas, atuando em áreas de custos, tributos, tecnologia e tantos outros segmentos que vem sendo conquistados e desbravados pela Contabilidade.
As notícias do mercado tem apontado a Contabilidade nas primeiras posições nos rankings das profissões com melhores oportunidades de colocação, melhores remunerações e maior procura entre os cursos superiores. A oferta de programas de pós-graduação voltadas ao segmento contábil tem aumentado significativamente a cada ano, possibilitando uma melhor qualificação dos contadores tanto na esfera pública quanto privada.
Demanda dos novos tempos que exigem do profissional um planejamento de carreira que contemple espaço para educação continuada, inclusive, de forma obrigatória em alguns segmentos específicos como é o caso da auditoria, perícia e dos profissionais responsáveis pela preparação e divulgação de demonstrações contábeis de grandes empresas.
A grande verdade é que onde uma informação de qualidade se faz necessária, ali está um profissional contábil disposto a encarar um desafio, disposto a se reinventar e se adaptar às mudanças, por que se tem uma coisa que não falta no dia a dia de um contador é EMOÇÃO.
Contadora e vice-presidente de Gestão do CRCRS
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO