Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

JC Contabilidade

- Publicada em 06 de Abril de 2017 às 15:13

O empresário e o contador, uma relação de confiança

Contabilidade - Roberta Salvini - divulgação CRCRS

Contabilidade - Roberta Salvini - divulgação CRCRS


/CRCRS/DIVULGAÇÃO/JC
Foram-se os dias em que os empresários optavam por contratar empresas de serviços contábeis com a finalidade única de atender as demandas do governo. Esse modelo de negócios, se ainda praticado, tem seus dias contados.
Foram-se os dias em que os empresários optavam por contratar empresas de serviços contábeis com a finalidade única de atender as demandas do governo. Esse modelo de negócios, se ainda praticado, tem seus dias contados.
Atualmente, as demandas empresariais, especialmente, pelo cenário econômico que estamos passando, são muito maiores que as fiscais e, por isso, torna-se imperativo que o empresário forneça subsídios suficientes ao seu profissional de contabilidade a fim de que, com sua capacidade técnica, possa auxiliar o empreendedor na gestão de sua empresa.
Vivemos em um Brasil empreendedor por natureza, onde muitas ou na maioria das vezes, o empresário é só o visionário de seu negócio, não tendo necessariamente, conhecimento técnico de gestão. Ele é um empresário que vive da experiência do acerto e erro, um empreendedor por natureza que desafia o mercado com sua vontade e segurança de fazer acontecer.
Para a classe contábil, este perfil empreendedor é o melhor campo para trabalho. Pois, conjuntamente com o visionário, haverá a contratação do conhecimento técnico específico que pode, muitas vezes, ser o diferencial entre um empreendimento de sucesso e um infeliz fracasso.
Mas, para que esta corrente positiva aconteça, alguns pontos são essenciais. O principal, sem dúvida, é a confiança. O empresário precisa ter a certeza de que o profissional da contabilidade está trabalhando para ele e, ter acesso as informações necessárias com plena confiança da credibilidade e do bom uso das informações.
Ferramentas como fluxo de caixa, gestão de custos e fixação de preço de venda, apesar de este último estar diretamente vinculado à mercado, são alguns dos conhecimentos e técnicas que o profissional da contabilidade mais tem a contribuir para o empresário, especialmente, o grande volume deles que são de micro, pequenas e médias empresas.
Aspectos que no dia a dia da empresa, por questões de operação com o objetivo fim - vender, produzir ou entregar - acabam ficando de lado e prejudicando o andamento do negócio como um todo.
Enquanto contadores, cansamos de ver excelentes oportunidades de negócio não terem sucesso, pois o empreendedor acaba se preocupando só com os aspectos operacionais e deixando a gestão da empresa como algo acessório e para quando der tempo.
Agir, em momentos econômicos como o qual passamos e ainda estamos passando, requer cuidado, planejamento e estruturação do negócio, sob pena de em não o fazendo, excelentes projetos acabarem sendo frustrados por descuidos desnecessários.
Muitas vezes, a diferença entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento, está em pequenas ações na área da gestão do negócio que, como já mencionado anteriormente, são esquecidas em função da prioridade estabelecida para a operação. A operação só terá sucesso se, junto com ela, houver a preocupação econômica e financeira.
Empresário, mantenha o controle de seus negócios e tenha plena confiança no trabalho que seu profissional da contabilidade lhe presta. Se a confiança não persistir nesta relação, é bastante possível que o êxito que se busca não seja alcançado.
O sucesso de um negócio passa pelas mãos de muitas pessoas, mas acredite que, passando junto pelas mãos da confiança de seu profissional contábil, boa parte da garantia de dar certo estará encaminhada. Pois a contabilidade está à serviço do desenvolvimento.
Coordenadora da Comissão de Estudos de Contabilidade Gerencial do CRCRS
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO