Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 16 de Março de 2017 às 17:56

Gilmar Mendes recebe Temer e aliados em jantar

Presidente do TSE conduzirá julgamento da chapa Dilma-Temer

Presidente do TSE conduzirá julgamento da chapa Dilma-Temer


MARCELO CAMARGO/ABR/JC
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, recebeu, em sua casa, na noite desta quarta-feira, o presidente Michel Temer (PMDB) e alguns dos principais políticos da base aliada do governo para costurar um acordo em torno de uma reforma política.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, recebeu, em sua casa, na noite desta quarta-feira, o presidente Michel Temer (PMDB) e alguns dos principais políticos da base aliada do governo para costurar um acordo em torno de uma reforma política.
Um dos pontos centrais é um novo modelo de financiamento de campanhas, na esteira do debate da criminalização de doações eleitorais.
O jantar, em uma residência de Mendes no setor de mansões isoladas em Brasília, foi organizado em homenagem aos 75 anos do senador José Serra (PSDB-SP), que serão completados no domingo.
A chapa Dilma Rousseff (PT)-Michel Temer, vitoriosa nas eleições de 2014, é alvo de processo de cassação no TSE, presidido por Mendes. 
Além de Temer, estavam entre os presentes o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE); o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Agripino Maia (DEM-RN); o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Mauro Campbell; além de embaixadores e outros convidados.
Serra, Aécio, Eunício e Maia estão citados nos pedidos de inquéritos feitos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF), na terça-feira, referentes às delações premiadas da Odebrecht.
Temer chegou à casa de Mendes perto das 23h, após participar de um jantar com senadores do PMDB.
Essa é a segunda vez em quatro dias que políticos da base do governo se reúnem para tratar de projetos que podem ser votados no Congresso com o objetivo de criar um novo modelo para o financiamento de campanha. Na manhã desta quarta-feira, Temer se reuniu no Palácio do Planalto com Mendes, Maia e Eunício para discutir o assunto.
As medidas estariam embaladas em uma proposta de reforma política, com a implantação de eleições para deputado federal no modelo de lista fechada - em que os partidos selecionam os candidatos para compor uma chapa e o eleitor vota apenas na legenda.
Segundo os articuladores das negociações, esta seria a única maneira de baratear as campanhas e permitir que sejam financiadas com recursos públicos, sem doações privadas.
As discussões ganharam força após decisão do STF que transformou em réu o ex-presidente do PMDB Valdir Raupp. A Corte entendeu que a doação declarada à Justiça Eleitoral que Raupp recebeu em 2010 de uma empreiteira era propina, porque teve contrapartida.
Foi a primeira vez que o Supremo entendeu uma doação de caixa-1 como ilegal, e isso provocou reações de expoentes políticos do PT ao PSDB, passando pelo partido do presidente da República.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO