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Opinião

- Publicada em 06 de Março de 2017 às 16:59

A marca sempre é o maior valor de uma empresa

O Jornal do Comércio e a QualiData Pesquisa e Conhecimento Estratégico divulgarão, hoje, as marcas mais lembradas e as preferidas, na 19ª edição do Marcas de Quem Decide. O levantamento tem um universo estimado de 300 mil gestores de negócios, com 526 entrevistas, nos 47 principais municípios do Rio Grande do Sul, entre 17 de outubro e 22 de dezembro de 2016. A pesquisa traz várias novidades neste ano, tornando-se ainda mais multiplataforma. Isso porque as empresas estão cada vez mais conectadas.
O Jornal do Comércio e a QualiData Pesquisa e Conhecimento Estratégico divulgarão, hoje, as marcas mais lembradas e as preferidas, na 19ª edição do Marcas de Quem Decide. O levantamento tem um universo estimado de 300 mil gestores de negócios, com 526 entrevistas, nos 47 principais municípios do Rio Grande do Sul, entre 17 de outubro e 22 de dezembro de 2016. A pesquisa traz várias novidades neste ano, tornando-se ainda mais multiplataforma. Isso porque as empresas estão cada vez mais conectadas.
Justamente quando a economia nacional dá sinais - pequenos, mas positivos - de que está ocorrendo uma lenta recuperação, é importante saber sobre esta pesquisa. Afinal, é o mais abrangente indicador de lembrança e de preferência de marcas realizado no Rio Grande do Sul. Trata-se do único estudo que investiga simultaneamente os níveis de lembrança e de preferência de marcas de diferentes setores da indústria, do comércio e dos serviços. A pesquisa revela o pensamento e o comportamento de compra de um público economicamente qualificado e com alto poder de influência e de decisão.
É mobilizada uma equipe de profissionais com dedicação exclusiva ao planejamento, desenvolvimento de sistemas, coleta de dados, supervisão, fiscalização, processamento, análise e administração de todo o processo. O Jornal do Comércio terá um caderno de cobertura da pesquisa, em cores e papel especial, que será publicado na edição de 27 de março.
A marca é o valor indelével e personalizado de uma empresa, um produto ou de um serviço, público ou privado, prestado de maneira permanente por uma organização. A tecnologia está atropelando as pessoas diariamente. No Brasil em que ter um telefone, até os anos de 1980, era uma dificuldade, hoje existem 290 milhões de celulares, e as pessoas julgam os aparelhos algo indispensável, usando-o em quase todos os momentos e locais do dia. Pois, há algumas décadas, quando se buscava um refrigerador, por exemplo, em uma boa loja do ramo de eletrodomésticos se pedia uma "Frigidaire". Na realidade, era uma marca, consagrada em vários países, da geladeira mais famosa. Os homens não compravam uma lâmina de barbear descartável, mas uma "Gillette". No Nordeste do Brasil, Kodak era sinônimo de máquina fotográfica.
Marcas podem valer bilhões de reais, dólares ou euros, mas são valores intangíveis. Valem como? Se formos comprar agora a Microsoft, ainda exuberante, com certeza, a empresa só mudará de controle por muitas centenas de bilhões de dólares, talvez por US$ 1 trilhão. Mas tivemos marcas que não resistiram ao passar das crises e dos tempos, somando-se a isso uma concorrência feroz. A Pan American (Panam) foi o símbolo da aviação mundial, mas um atentado terrorista desumano, que derrubou um Boeing 747 na Europa, precipitou a fuga dos passageiros para outras empresas. No Brasil, a Varig foi, por 70 anos, a empresa preferida dos que viajavam de avião, fosse no País, na América Latina, para os Estados Unidos, a Europa e mesmo o longínquo Japão. Em Porto Alegre, quantas marcas ou nomes de empresas povoaram a nossa mente durante décadas? Foram cinemas, relojoarias, lojas de roupas, de joias, sapatos, ferragens, restaurantes, bares e cafés.
Quem não se lembra de uma marca que foi a sua preferida durante anos? No comércio, na indústria, em uma empresa de aviação, uma bebida, uma roupa masculina ou feminina, sempre as marcas nos identificaram feito um perfume de mulher.
E as mulheres, durante muitos anos, usaram o Channel número 5, perfume referência mundial, com a fragrância que o tornou a maior grife no ramo. Enfim, são marcas de quem decide mesmo.
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