Como a Qualidata faz a pesquisa para o projeto Marcas de Quem Decide




Crédito: QUALIDATA/JC

O projeto Marcas de Quem Decide é um estudo estatístico descritivo, com amostragem representativa do público pesquisado, tendo como base a distribuição econômica em sete regiões do Estado, cobrindo todo o Rio Grande do Sul. Todos os municípios com 0,5% ou mais do PIB gaúcho fazem parte da amostra.
Para avaliar os níveis de lembrança e preferência em todos os setores desta edição, a Qualidata Pesquisas e Informações Estratégicas ouviu 526 pessoas, das quais 93% são gestoras de negócios em cargos de direção e 55% são proprietários ou sócios de empresas.
As entrevistas são feitas por telefone e, nesta edição, consumiram 989 horas de contato com o público pesquisado. As respostas dadas em todos os setores avaliados são livres e espontâneas, tendo como estímulo apenas a citação dos respectivos setores.
A Qualidata observa com rigor todos os parâmetros metodológicos recomendados nesse tipo de abordagem e para essa espécie de levantamento. A margem de erro, determinada pelo tamanho total da amostra, é de 4,3 pontos percentuais, para mais ou para menos, em relação aos resultados obtidos no conjunto da avaliação. Isso significa que, para não haver empate técnico, os índices devem ter uma distância maior que 8,6 pontos percentuais. O intervalo de confiança deste estudo é de 95%, significando que se o mesmo levantamento fosse repetido 100 vezes, em 95 delas os resultados estariam dentro dos limites apresentados.
Resultados completos e detalhados deste estudo estão no site marcas.qualidata.org. Mais informações podem ser solicitadas através do endereço eletrônico qualidata@qualidata.org.

Publicado em 06/04/2017.