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Publicada em 20 de Março de 2017 às 10:46

Em sintonia com a propaganda mundial

João Firme é o idealizador do Festival Mundial de Publicidade de Gramado

João Firme é o idealizador do Festival Mundial de Publicidade de Gramado

CLAUDIO FACHEL/ARQUIVO/JC
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Secretário-geral da Associação Latino-americana de Publicidade (Alap) e idealizador do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, João Firme de Oliveira é simplesmente incansável. Natural de Santa Rosa, município da região Noroeste do Estado, o publicitário e advogado iniciou sua caminhada na área da comunicação com apenas 16 anos e segue atuante até hoje, aos 82 anos.
Secretário-geral da Associação Latino-americana de Publicidade (Alap) e idealizador do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, João Firme de Oliveira é simplesmente incansável. Natural de Santa Rosa, município da região Noroeste do Estado, o publicitário e advogado iniciou sua caminhada na área da comunicação com apenas 16 anos e segue atuante até hoje, aos 82 anos.
Comunicativo e engajado, Firme envolveu-se com a criação Alap desde 1978, quando participava de um júri para julgar peças publicitárias patrocinado pelo jornal El País, em Montevidéu. "O presidente do El País declarou que nós, pequenas e médias agências, tínhamos que nos juntar em uma entidade para contrapor as multinacionais que ofereciam troca de informações do mercado da América Latina e seus escritórios para os clientes. Nos foi sugerido incluir esse tema na pauta do 1º Congresso Latino-Americano de Publicidade, anunciado para novembro de 1979, em Santiago do Chile, e nós aceitamos a proposta", lembra o publicitário.
Oficializada em 1983, durante o Festival Latino-Americano de Publicidade, que deu origem ao Mundial, a Alap nascia pequena para se tornar representativa ao longo de sua caminhada, e João Firme sempre fez parte dela. Foi a Alap que, depois de ser fundada, assumiu a organização do Festival de Publicidade de Gramado, que vem sendo realizado em anos ímpares após a sua primeira edição, em 1976. Este ano, o evento chega à sua 21ª edição e, como principal novidade, volta a realizar a premiação profissional interrompida em 2013.
"O Prêmio Criatividade Internacional de Gramado possui caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de pagamento por parte dos participantes, e será presidido este ano pelo Hugo Rodrigues, presidente da Publicis Brasil", destaca Firme. "A gratuidade na premiação profissional está mexendo com o cenário mundial da propaganda, onde as grandes agências investem pesado nas inscrições de peças publicitárias em Cannes, New York, Londres e Buenos Aires."
O regulamento prevê que cada agência possa inscrever apenas uma peça com o tema "Planeta Sustentável" até o próximo dia 15 de maio. As mídias premiadas receberão o Grand Prix Galo de Gramado, símbolo da comunicação, e a esfinge Roberto Duailibi, fundador e presidente emérito da Alap. As agências contempladas em segundo e terceiro lugar ganharão certificado de menção honrosa da Alap, entidade sem fins lucrativos que congrega agências de comunicação, digital e design e comunicadores com atuação em países da América Latina e nações de língua portuguesa e espanhola.
Sob o mesmo tema "Planeta Sustentável", o Prêmio Universitário Internacional de Gramado também tem inscrições gratuitas para estudantes do mundo inteiro e terá Giovanni Pintaúde, diretor de Criação Associado da J.Walter Thompson de Dusseldorf/Alemanha, como presidente do júri. "O programa idealizado pelo presidente do 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, Sergio Gordilho, copresidente e CCO da agência Africa, é como a geração Y quer", acredita o idealizador do evento. As peças publicitárias podem ser submetidas pelo site do Festival em português, espanhol e inglês, nas categorias Jornal, Revista, Outdoor, Cinema/TV, Rádio e Web.
Outra novidade, segundo Firme, é a oficialização de Roberto Duailibi como Patrono do Núcleo "Publicitários Sem Fronteiras", movimento que tem por objetivo engrandecer o valor da propaganda para a sociedade, firmando parcerias com ONGs e atendendo convites das embaixadas brasileiras e de universidades. O Núcleo, coordenado pelo conselheiro Alberto Meneghetti, será lançado oficialmente durante o próximo Festival de Publicidade de Gramado. "Está prevista, nos eventos paralelos, a fundação de duas associações latino-americanas, a de diretores comerciais de jornais e revistas e a de rádios", antecipa o publicitário.
Como tudo começou
Com a união de profissionais que, assim como João Firme, se colocavam à frente de outras entidades, sendo uma delas a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), que começava a estender sua atuação no estado gaúcho, surgiu a ideia de realizar, em 1976, o 1º Seminário de Publicidade do Rio Grande do Sul. A expectativa de público girava em torno de 50 a 70 pessoas, porém mais de cem profissionais do Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros prestigiaram a primeira edição do evento, revelando desde o início o seu sucesso.
Com a oficialização do Sindicato das Agências de Propaganda no Estado do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS), em 1977, primeiramente como Associação de Agências de Propaganda, passando após um ano a exibir o título de Sindicato, veio a vontade de transformar o Seminário em um Festival com maiores proporções, o que aconteceu em 1979. Nascia, dessa forma, o 1º Festival Latino-Americano de Publicidade de Gramado, que, posteriormente, em 1989, passou de latino a mundial.

Linha do tempo dos principais acontecimentos do Festival Mundial de Publicidade de Gramado

1976 – Realização do 1º Seminário de Publicidade do Rio Grande do Sul, no Hotel Serra Azul, em Gramado.
1979 – Nascia o 1º Festival Latino-Americano de Publicidade de Gramado, embrião do Festival Mundial de Publicidade de Gramado.
1981 – O tema debatido em Gramado envolveu a descentralização das contas do Governo Estadual, a partir da exigência da pré-qualificação das agências, conferindo a oportunidade de ampliar a destinação das verbas publicitárias regionais.
1983 – A solenidade de encerramento do Festival de Gramado foi transmitida pela Empresa Brasileira de Notícias – Embratel. Nascia mais um evento paralelo, o 1º Festival Sul-Americano do Filme Publicitário.
1985 – O evento discutiu o papel das agências na Nova República.
1987 – A 6ª edição foi presidida por Ernani Behs (1923 – 2002), radioator e apresentador do primeiro programa de televisão no Rio Grande do Sul.
1989 – O Festival de Publicidade de Gramado trocava o selo de Latino-Americano pelo de Mundial devido à sua repercussão, retorno e crescimento junto ao setor.
1991 – Durante a 8ª edição do evento, foi aprovada a Lei Municipal que determinou a sua inserção no calendário de promoções turísticas de Gramado.
1993 – A 9ª edição premiou 29 peças com o Galo de Ouro, sendo três uruguaias. Entre os jurados, nomes como o de James Lowther, diretor de criação da Saatchi & Saatchi, de Londres, e Peter Georgescu, presidente mundial da Young & Rubicam contribuíram para o engrandecimento do Mundial.
1995 – O 10º Festival contou com a participação de 16 países e a presença do secretário de Comunicação Social da Presidência da República, Sérgio Amaral, que destacou o evento “como um dos melhores do mundo pela qualificação dos seus participantes e pela importância dos temas debatidos”.
1997 – A 11ª edição do Mundial ergueu uma nova bandeira, a do debate sobre a liberdade de anunciar, desobrigada de tabelas de preços dos meios de comunicação para produtos brasileiros no exterior. O evento também foi marcado pela realização de um workshop direcionado aos diretores de arte e desenhistas.
1999 – A 12ª edição contou no seu encerramento com a apresentação dos spots da Latin America/Argentina, premiados dos Festivais de San Sebastian/99, Rio de Janeiro e Criatividade do México, exibindo ao grande público campanhas aplaudidas por grandes plateias do segmento publicitário mundial.
2001 – O tema “Quem tem medo do digital?” foi debatido e discutido exaustivamente por mais de 3 mil pessoas, entre conferencistas de renome internaiconal da publicidade, profissionais e estudantes. O percentual de jovens foi o maior da América Latina.
2003 – Durante o evento, foi apresentada a proposta para o início das edições extras* em anos pares, a partir do ano seguinte, em 2004. Foi nesta edição também que, por iniciativa da Alap e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Mundial passou a premiar com ineditismo campanhas publicitárias sociais na categoria Comunitária.
2005 – A 15ª edição do Mundial bateu recorde de público, com 5 mil participantes. Concorreram ao Galo de Ouro 2.380 peças de 193 agências provenientes de 11 países. A abertura do evento foi antecedida pela inauguração do monumento Galo de Gramado, uma escultura com uma placa comemorativa aos 30 anos de criação do Galo de Ouro, troféu símbolo do Festival Mundial de Publicidade de Gramado.
2007 – O evento se deslocou para o Serra Park em função de seu crescimento e contou com a participação do designer global Hanns Doneer.
2009 – Washington Olivetto foi o patrono da 17ª edição, que exibiu efetivamente o selo mundial, com representantes de todos os continentes. Gramado também estendeu homenagem especial a todos os ex-presidentes do Festival.
2011 – Com o tema “Onde está a ideia?”, a palestra inaugural do Festival ficou a cargo de Luiz Lara, presidente da Abap e sócio da Lew’Lara. Evento contou também com a participação especial do jornalista Marcelo Tas, na época à frente do programa CQC.
2013 – Razão & Emoção foi o tema central do Festival que ficou marcado pela interrupção da premiação profissional. Houve entrega de Galos de Ouro a 33 homenageados.
2015 – Entre as atrações paralelas da 20ª edição, destaque para o workshop sobre Direitos na Internet, com o professor Jacques Bille, da Escola Superior de Publicidade de Paris, a Jornada Internacional de Comunicação e o Fórum Nacional de Secretários de Comunicação Social. O publicitário João Dória Jr. fez a palestra inaugural sob o tema “Ou você muda. Ou mudam você”
As edições extras do Festival Mundial de Publicidade de Gramado ocorreram em Paris (2004), Buenos Aires (2006), México e Itália (outubro de 2008) e Japão (novembro de 2008), Nova York (2010), Bogotá (2012), Montevidéu (2014) e Panamá (2016).

Presidentes

  • José Daltro Franchini: 1976, 1983 e 1985
  • João Firme de Oliveira: 1979
  • Hesíodo Andrade: 1981 e 1991
  • Ernani Behs: 1987
  • Antônio Firmo Gonzalez: 1989
  • Romualdo Skowronsky: 1993
  • Alfredo Henrique Schertel: 1995
  • Luiz Coronel: 1997
  • Gunther Staub: 1999
  • Antônio D’Alessandro: 2001
  • Reinaldo Lopes: 2003
  • Alberto Freitas: 2005
  • Airton Rocha: 2007
  • Alexandre Skowronsky: 2009
  • Roberto Callage: 2011
  • Mauro Dorfman: 2013
  • Roberto Duailibi: 2015

Serviço

  • 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado
  • Data: 7 a 9 de junho de 2017
  • Local: Serra Park – Centro de Feiras e Eventos (Rua Viação Férrea, 100) – Gramado/RS
  • Inscrições: www.festivalgramado.com.br

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