Paulo Di Vicenzi: marcas são histórias que envolvem as pessoas



Paulo Di Vicenzi, diretor da Qualidata
Crédito: JONATHAN HECKLER/JC

O diretor da Qualidata, responsável técnico pela pesquisa Marcas de Quem Decide, Paulo Di Vicenzi recordou que estava lendo um livro que lhe chamou a atenção, mostrando o porquê de nós, homo sapiens, nos diferenciamos de outros animais. "E com certa surpresa que, com muita clareza, aprendi que o fator que nos torna diferentes dos outros animais é a capacidade que temos de criar histórias e, mais do que isso, de acreditar nas histórias."
E completou: "marcas são histórias, símbolos que sintetizam uma trajetória de uma organização. E as melhores histórias são aquelas que são lembradas, pois são contadas com competência, mas especialmente as marcas também são histórias que podem ser preferidas, porque são histórias melhores. Além de bons enredos, as marcas precisam contar histórias interessantes, para que elas possam não apenas ficar na caixinha da lembrança, mas também assumir uma posição na importantíssima caixinha da preferência, que, afinal, é a que gera caixa para as nossas empresas".
Segundo ele, este é um projeto de informação para o mercado, que o JC, em parceria com a Qualidata, entrega há 19 anos. "Queremos gerar informação confiável para o mercado. E, hoje, com 19 anos, se esse objeto não tivesse sido percebido como relevante para o mercado, já teria ficado pelo meio do caminho."


Publicado em 07/03/2017.