Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.

Publicada em 15 de Março de 2017 às 11:51

Gestão pela qualidade para qualificar e fortalecer uma marca

David Paludo - Marcas de Quem Decide

David Paludo - Marcas de Quem Decide

/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
JC
JC
David Paludo, diretor das lojas Paludo
David Paludo, diretor das lojas Paludo
A percepção de muito empenho e poucos resultados efetivos se manteve por anos em nossa organização. Trabalhávamos com determinação, ética e disciplina, tínhamos produtos de qualidade e nos esforçávamos para atender o cliente com excelência. Mesmo assim, a organização e o crescimento ainda não eram condizentes com o esforço despendido. Esta percepção foi aumentando conforme a empresa crescia e precisava de planejamento, padronização, controle e, consequentemente, melhorias significativas.
Com o desejo de melhorar a gestão da empresa, para que tivéssemos resultados financeiros satisfatórios, fomos em busca de um programa que contemplasse essa expectativa. Ao mesmo tempo, a gestão deveria atender as necessidades dos clientes através de produtos e serviços diferenciados, disponibilizar aos colaboradores um bom ambiente de trabalho e salários compatíveis, além de melhorias para a sociedade e o meio ambiente. Todas as partes interessadas deveriam se beneficiar com base na qualidade e produtividade de nossa gestão.
Descobrimos um Modelo de Excelência em Gestão - MEG, referência nacional em solo gaúcho: o PGQP - Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade. Nele, encontramos os fundamentos e critérios de excelência baseados em metodologias utilizadas por grandes empresas em nível mundial.
O PGQP começou a transformar nossa organização a partir do ano 2000. Desde então, a empresa tem desenvolvido sua cultura para atender critérios de qualidade que abrangem todas as áreas do negócio e que norteiam o futuro da organização, em que a melhoria contínua é o fator preponderante.
São oito critérios embasados do PGQP com orientações de práticas de gestão e indicadores.
1. Liderança. Objetiva promover uma cultura voltada para a excelência através do comprometimento e incentivo dos líderes.
2. Estratégias e planos. Orienta a escolha de caminhos para concentrar os esforços da organização na busca de sua prosperidade (sobrevivência).
3. Clientes. Propicia a criação de valor para o cliente por meio do atendimento de suas necessidades e expectativas.
4. Sociedade. Busca minimizar os impactos negativos gerados pela organização e contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
5. Informação e conhecimento. Identifica e trata as informações e o conhecimento que sustentam a tomada de decisão.
6. Pessoas. Promove a organização, a capacitação e o comprometimento da força de trabalho com os valores e objetivos do negócio.
7. Processos. Visa identificar se os requisitos de processos principais estão definidos, se existe controle e se as não conformidades são identificadas e tratadas.
8. Resultados. Refere-se aos resultados relevantes alcançados, suas séries históricas e o desempenho frente aos referenciais comparativos pertinentes.
Com este método de trabalho, alicerçamos nossas ações através da melhoria contínua da gestão, ações baseadas em fatos e dados, meritocracia, disciplina e organização. Parafraseando o doutor Lair Ribeiro que diz que: "O sucesso não ocorre por acaso"; além dos valores fundamentais para ter um negócio bem-sucedido, tais como: disciplina, ética, determinação e garra. O modelo de gestão inovador é imperativo para garantir a sustentabilidade e rentabilidade do negócio. O sucesso é a soma de valores e o estabelecimento de um método de trabalho focado em qualidade e resultados.

Notícias relacionadas