Em algumas edições, alunos participam de feiras para venda dos itens Em algumas edições, alunos participam de feiras para venda dos itens Foto: GILMAR LUÍS/ARQUIVO/JC

Programa Miniempresa se inicia em 20 escolas do Rio Grande do Sul

No Estado, a atividade foi implantada há 22 anos e, desde então, já beneficiou 1 milhão de estudantes de escolas das redes pública e privada

A partir da segunda quinzena de março até junho, cerca de 500 alunos do Ensino Médio de 20 escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul estarão envolvidos, durante 15 semanas, com o Programa Miniempresa, da Junior Achievement.
Nas jornadas semanais, de três horas e meia, realizadas nas escolas, geralmente no turno da noite, meninos e meninas da faixa de 15 a 18 anos aprendem todos os conceitos básicos que um empresário "gente grande" precisa pensar quando está montando o seu negócio.
Os miniempresários são acompanhados por quatro voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção.
É utilizado o método Aprender-Fazendo, criado por profissionais de Harvard. Ele propõe que os adolescentes se envolvam com estudos de viabilidade, pesquisa de mercado, captação de recursos, organograma, escolha e reunião de diretoria, formulários de controle, compromissos legais com impostos e acionistas. Um dos momentos mais aguardados da atividade é a fabricação de um produto e, posteriormente, a sua venda.
Na formatura do maior e mais antigo programa empresarial jovem do mundo, serão entregues 12 premiações, entre elas a de Melhor Miniempresa.
"A garotada é estimulada a pensar em inovação desde cedo, a criar empresas e produtos 'fora da caixa'", diz Max Senger, superintendente da Junior Achievement.
No Rio Grande do Sul, o Programa Miniempresa foi implantado há 22 anos e, desde então, já beneficiou 1 milhão de estudantes. As escolas públicas representam 80% do público total participante.
O Rio Grande do Sul foi a porta de entrada da Junior Achievement no Brasil. E, em 2015, a iniciativa também chegou à Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) de Porto Alegre.
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio