Sobre o Autor
S�rgio Lewin, presidente da Junior Achievement, foto JARS, divulga��o Foto: JARS/DIVULGA��O/JC

S�rgio Lewin

Presidente da Junior Achievement

A m�gica da cria��o

O comércio eletrônico já cresce no Brasil a taxas aproximadas de 18% ao ano. Motivados pelo aumento de demanda, jovens da Junior Achievement, de 16 a 18 anos de idade, desenvolveram no programa Boot Camp, um aplicativo inovador que funciona como um guia pelos locais de compra. O aplicativo possui um avatar, chamado de "brian", e o backdrop deste avatar é o próprio conjunto de lojas captado pela câmera de celular do usuário. Ao ingressar no centro comercial, o usuário pode solicitar ajuda ao "brian" para se localizar, perguntar informações sobre promoções do seu interesse ou o ponto de alguma marca específica. Ao longo do percurso, o cliente pode direcionar a câmera do celular para vitrines e visualizar liquidações exclusivas no app. O avatar também conversa e dá dicas durante o percurso a fim de fazer companhia para clientes que vão sozinhos ao centro comercial e também proporcionar vendas por impulso.
O app possui gamification, em que os clientes competem e personalizam seus avatares. Isto também serve como um programa de fidelidade, ou seja, quanto mais compras são feitas utilizando o aplicativo, mais pontos se ganha. E eles podem ser revertidos em premiações e melhorias na experiência do usuário, já que o aplicativo começa a moldar o perfil do cliente e oferece cada vez mais promoções voltadas para o seu perfil.
Muitas vezes, acreditamos que precisamos ter todas as respostas para inovar, porém se propusermos ambientes colaborativos e convidarmos pessoas para compartilhar inteligências, nem sempre precisaremos dominar todos os processos para termos sucesso em projetos que desenvolvem novos serviços e comportamentos, como é o exemplo dos programas Boot Camp e Miniempresa, disponíveis na Junior Achievement. Eles estimulam o empreendedorismo e a inovação em voluntários e estudantes da rede escolar. É buscando integração entre o tradicional e o que é vanguarda, entre o mundo físico e o digital, tendo a ousadia de se movimentar na fronteira entre o conhecido e o desconhecido, que se torna possível a mágica da criação. O certo é que o novo sempre vem.
Ficar na posição de crítico é perder o tempo que poderia ser empregado na construção da sua chegada.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio