Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Esportes

- Publicada em 26 de Março de 2017 às 10:37

Vettel desbanca Mercedes na Austrália e Ferrari volta a vencer após 1 ano e meio

Ferrari voltou a subir ao ponto mais alto do pódio, com a vitória de Vettel no GP da Austrália

Ferrari voltou a subir ao ponto mais alto do pódio, com a vitória de Vettel no GP da Austrália


PAUL CROCK/AFP/JC
Estadão Conteúdo
Sebastian Vettel comprovou as previsões e logo na primeira etapa da Fórmula 1 em 2017, mostrou que a Ferrari está mesmo pronta para tentar acabar com a hegemonia da Mercedes. No GP da Austrália deste domingo (26), o alemão largou em segundo, mas viu a equipe traçar uma boa estratégia que lhe deu a vitória e a liderança do Mundial de Pilotos neste começo de temporada.
Sebastian Vettel comprovou as previsões e logo na primeira etapa da Fórmula 1 em 2017, mostrou que a Ferrari está mesmo pronta para tentar acabar com a hegemonia da Mercedes. No GP da Austrália deste domingo (26), o alemão largou em segundo, mas viu a equipe traçar uma boa estratégia que lhe deu a vitória e a liderança do Mundial de Pilotos neste começo de temporada.
Vettel saiu logo atrás do inglês Lewis Hamilton neste domingo, mas uma parada do piloto da Mercedes no início deu a ponta ao alemão, que não mais a perderia, terminando a corrida em 1h24min11s672. Ao cruzar a linha de chegada na frente, ele encerrou um longo jejum da Ferrari, que não vencia na categoria desde setembro de 2015, quando o próprio Vettel triunfou em Cingapura.
Mais rápido nos testes de pré-temporada, o alemão chegou a ser apontado até por Hamilton como favorito para o título em 2017, mas viu justamente o inglês ser mais rápido nos treinos livres e de classificação em Melbourne. No que depender desta primeira amostra, a briga entre os dois promete ser boa pelo restante do calendário.
Para Hamilton, restou a decepção de mais uma vez ter largado na pole e terminado em segundo na Austrália, como no ano passado, quando viu seu então companheiro de Mercedes Nico Rosberg cruzar na primeira colocação. O inglês deixou a briga pela vitória logo após o pit stop no início e chegou quase 10 segundos atrás de Vettel.
Atrás dos primeiros colocados, outros dois pilotos de Ferrari e Mercedes, mas em ordem invertida. Em sua primeira prova pela Mercedes, substituindo o atual campeão Rosberg, Valtteri Bottas terminou em terceiro e subiu ao pódio, seguido de Kimi Raikkonen
A quinta colocação ficou com o holandês Max Verstappen, da Red Bull, seguido do brasileiro Felipe Massa. Apesar dos problemas elétricos enfrentados na sexta-feira, o piloto da Williams conseguiu um ótimo resultado e iniciou a temporada somando pontos valiosos. Sergio Perez, em sétimo, Carlos Sainz Jr., oitavo, Daniil Kvyat, nono, e Esteban Ocon, décimo, também pontuaram.
Confira a classificação final do GP da Austrália:
  • Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) - em 1h24min11s672
  • Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 9s975
  • Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) - a 11s250
  • Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 22s393
  • Max Verstappen (HOL/Red Bull) - a 28s827
  • Felipe Massa (BRA/Williams) - a 83s386
  • Sergio Perez (MEX/Force India) - a 1 volta
  • Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso) - a 1 volta
  • Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) - a 1 volta
  • Esteban Ocon (FRA/Force India) - a 1 volta
  • Nico Hülkenberg (ALE/Renault) - a 1 volta
  • Antonio Giovinazzi (ITA/Sauber) - a 2 voltas
  • Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren) - a 2 voltas
Não completaram a prova:
  • Fernando Alonso (ESP/McLaren)
  • Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
  • Romain Grosjean (FRA/Haas)
  • Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
  • Kevin Magnussen (DIN/Haas)
  • Lance Stroll (CAN/Williams)
  • Jolyon Palmer (ING/Renault)

Vettel elogia carro, mas vê 'um pouco de sorte' em vitória na Austrália

O alemão Sebastian Vettel começou a temporada 2017 da Fórmula 1 na frente. Neste domingo, ele venceu o GP da Austrália, primeira etapa do Mundial, e recolocou a Ferrari no lugar mais alto do pódio após um ano e meio. Feliz com o resultado, ele fez questão de dividir o mérito pelo triunfo com todos que auxiliaram na criação do carro.
"Hoje, o carro foi muito excepcional, especialmente depois de uma temporada difícil em 2016 e de um inverno duro, em que muito de nossa alma e coração estava indo para o carro. As longas noites de trabalho duro finalmente foram recompensadas", declarou.
Desde 2012 a Ferrari não via um de seus pilotos na liderança do Mundial, e a expectativa é de que a escuderia de fato seja capaz de ameaçar a hegemonia da Mercedes, que venceu as últimas três temporadas - duas com Lewis Hamilton e uma com Nico Rosberg.
Mas para vencer neste domingo, Vettel não dependeu apenas da evolução de seu carro. Depois de largar na segunda colocação, ele viu o líder Hamilton ser prejudicado pela opção de realizar um pit stop cedo para troca de pneus. O inglês retornou atrás de Max Verstappen e perdeu muito tempo atrás da Red Bull do holandês. Seu rival da Ferrari, então, atrasou a ida aos boxes, aproveitou a pista livre e construiu a vantagem confortável para cruzar a linha de chegada na frente.
"Obviamente, eu tive um pouco de sorte quando o Lewis voltou com o tráfego à frente, mas nós estávamos ali perto. Os pneus continuavam bons, o carro estava funcionando, então, excelente trabalho", elogiou.
O alemão admitiu que ter decidido ir aos boxes no momento certo foi o que definiu a vitória a seu favor. "É claro que foi fundamental. Depois da largada, nós entendemos que não seria fácil, mas no geral os ajustes estavam bons e isso nos deu esperança. Eu pude pressionar o Lewis. O pit stop dele colocou tudo em nossas mãos, mas o mais importante é que o carro estava bom."
Com este ótimo início, Vettel agora espera voltar à briga por um título da Fórmula 1, que não conquista desde 2013, quando selou seu tetracampeonato ainda pela Red Bull. Mas o próprio alemão sabe que terá em Lewis Hamilton um grande rival ao longo da temporada.
"Adoraria brigar com o Hamilton pelo título. Mas eu ainda acredito que a Mercedes está um pouco na frente. Eles estiveram em vantagem pelos últimos anos. Para nós, o começo da temporada foi perfeito, não podíamos pedir nada melhor", considerou.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO