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Porto Alegre, sexta-feira, 07 de abril de 2017. Atualizado às 10h34.

Jornal do Comércio

Saúde & Bem-Estar 2017

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QUALIDADE DE VIDA

Notícia da edição impressa de 07/04/2017. Alterada em 07/04 às 10h34min

Alimentação saudável é sinônimo de sono tranquilo

Saionara destaca importância da escolha de um cardápio correto

Saionara destaca que cardápio correto pode garantir qualidade do sono


FREDY VIEIRA/JC
Depois de um dia corrido e cansativo, nada melhor do que uma boa noite de sono para recarregar as baterias e deixar o organismo pronto para novos desafios. Porém dormir bem pode ser considerado um privilégio para muitas pessoas.
A nutricionista Saionara Vuaden explica que a escolha do cardápio pode ser a ajuda que precisamos para garantir a qualidade do sono. Para isso, é preciso ingerir fontes de triptofano, aminoácido produzido pelo organismo a partir do consumo de certos alimentos, que atua como precursor da serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar, que também tem funções de controlar a temperatura do corpo e a ansiedade.
O aminoácido pode ser encontrado, principalmente, nas carnes brancas, frutas, feijão e nas castanhas. Ela ainda ressalta que, a partir da serotonina, sintetizamos um outro hormônio, a melatonina, encarregado pelo nosso ritmo circadiano, período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico, ou seja, controla o nosso horário de dormir e acordar.
A substância começa a ser produzida na glândula pineal quando o dia escurece, para ajudar o organismo a se preparar para o sono, e atinge o seu nível máximo quando estamos dormindo. Com o nascer do sol e a volta da claridade, a produção de melatonina é reduzida, o que sinaliza que está na hora de acordar.
E quem gosta de um chazinho antes de dormir também consegue dar uma mãozinha para assegurar o "sono dos justos". Chás de verbena, camomila e até mesmo um suco de maracujá são bem-vindos à noite.
Além de uma alimentação equilibrada, é importante lembrar outros fatores que colaboram para uma noite revigorante. "Se alimentar nos mesmos horários, garantir que o intestino funcione bem, beber dois litros de água por dia e manter atividades físicas regulares contribuem para que isso aconteça", reforça a nutricionista.

ALIMENTOS X SONO

Para garantir uma boa noite de descanso

Consumir:
  • Ovos e Carnes
  • Frutas 
  • Oleaginosas
  • Vegetais
Evitar:
  • Café preto, chá preto, chá verde, chá mate, erva-mate
  • Refrigerantes
  • Guaraná em pó
  • Bebidas energéticas
  • Gengibre e pimenta
  • Fast food
  • Frituras
  • Doces e açúcares em excesso
Fonte: Nutricionista Saionara Vuaden
 

Nutrientes que potencializam a ação do triptofano

  • Carboidratos: arroz, massa e pães integrais, batata-inglesa, batata-doce, aipim, mel e chocolate amargo;
  • Vitaminas do Complexo B: alface, couve, espinafre, ameixa, melancia, leite e derivados, ovos, frango e fígado
  • Magnésio: Abacate, banana, castanhas, frutas oleaginosas, sementes de abóbora, aveia, gérmen de trigo, tomate e salmão
  • Cálcio: leite e derivados, sardinha e vegetais verdes escuros
  • Vitamina C: acerola, kiwi, laranja, limão, tangerina, goiaba e tomate
  • Selênio: castanhas e nozes
Fonte: Nutricionista Saionara Vuaden
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