Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 26 de Março de 2017 às 18:59

Após encabeçar fusão da BM&FBovespa, Edemir Pinto passa cargo para Gilson Finkelsztain

Depois de ter ficado à frente de todo o processo que culminou na fusão entre BM&FBovespa e Cetip, Edemir Pinto, que ocupa a presidência da bolsa brasileira desde a união entre BM&F e Bovespa, em 2008, passará o comando da nova companhia para Gilson Finkelsztain, presidente da Cetip desde 2013.
Depois de ter ficado à frente de todo o processo que culminou na fusão entre BM&FBovespa e Cetip, Edemir Pinto, que ocupa a presidência da bolsa brasileira desde a união entre BM&F e Bovespa, em 2008, passará o comando da nova companhia para Gilson Finkelsztain, presidente da Cetip desde 2013.
A sucessão de Pinto, que se aproxima da idade limite imposta no estatuto da companhia para comandar a empresa, começou a ser discutida durante as negociações para a união das atividades da bolsa com a Cetip.
Após todas as aprovações regulatórias, que ocorreram na semana passada, depois de nove meses de análise no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), as companhias poderão iniciar, de fato, o processo de integração. Finkelsztain assumirá, a partir do dia 29 de março, o cargo de diretor executivo de integração e ficará com comando da companhia fruto da fusão a partir do dia 1 de maio. Pinto fica no posto até o fim de seu mandado, no fim de abril, e levará a fusão como um marco de sua gestão. "Na administração de Pinto, a BM&FBovespa renovou suas plataformas de negociação, integrou suas câmaras de compensação, prestou um louvável controle de custos e conduziu o negócio de transformação com a Cetip", destaca o Credit Suisse em relatório enviado ao mercado. A instituição financeira frisa ainda que estão entre os desafios de Finkelsztain a melhoria do processo de inovação da empresa, potencializando as sinergias de receitas e dando vapor para as iniciativas de controle de custos. "O impressionante histórico de Finkelsztain na Cetip nos diz que ele está qualificado para cumprir tais metas", segundo o documento.
Pinto chegou à BM&F em 1986, assumindo o cargo de diretor da Clearing no ano seguinte. De 1999 a 2008, foi diretor-geral da BM&F, estando à frente da oferta inicial da companhia e posterior fusão com a Bovespa, operação que criou a companhia nos moldes de hoje. Já Finkelsztain foi eleito presidente da Cetip em 2013, sendo que anteriormente era conselheiro da companhia. Formado em Engenharia de Produção Civil pela PUC-RJ, iniciou carreira no mercado financeiro em 1993, no Citibank, onde ficou até 2007. Trabalhou ainda no JPMorgan, Bank of America Merrill Lynch e Santander.
"A concretização da operação de combinação de negócios representa o mais significativo passo estratégico da nossa empresa. Nossa meta é atender ainda melhor nossos clientes e reguladores no Brasil e globalmente, com base nos valores que foram os pilares do sucesso das duas empresas até aqui: excelência operacional e tecnológica, credibilidade, transparência e desejo de desenvolver os mercados financeiro e de capitais", afirma Pinto, em fato relevante. No mesmo documento, o presidente da Cetip e futuro presidente da empresa combinada disse que o entusiasmo das companhias com a fusão aumentou "ainda mais durante o período no qual realizamos certas atividades de preparação para a integração".
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO