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consumo

- Publicada em 22 de Março de 2017 às 17:37

Cinco grupos têm recuo de preços no IPCA-15 do mês

Contas de luz aceleraram gastos das famílias, com aumento de 2,45%

Contas de luz aceleraram gastos das famílias, com aumento de 2,45%


JOÃO MATTOS/ARQUIVO/JC
Cinco entre nove grupos tiveram recuo de preços no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de março, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As quedas foram registradas em Alimentação e bebidas (de -0,07% em fevereiro para -0,08% em março); Artigos de residência (de 0,34% para -0,30%); Vestuário (de -0,31% para -0,02%); Transportes (de 0,66% para -0,16%); e Comunicação (de 0,84% para -0,31%).
Cinco entre nove grupos tiveram recuo de preços no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de março, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As quedas foram registradas em Alimentação e bebidas (de -0,07% em fevereiro para -0,08% em março); Artigos de residência (de 0,34% para -0,30%); Vestuário (de -0,31% para -0,02%); Transportes (de 0,66% para -0,16%); e Comunicação (de 0,84% para -0,31%).
Outros três grupos registraram aumentos menores em março: Saúde e cuidados pessoas (de 0,83% em fevereiro para 0,48% em março); Despesas pessoais (de 0,37% para 0,30%); e Educação (de 5,17% para 0,87%).
Passado o impacto relevante dos reajustes das mensalidades escolares, que habitualmente ocorrem em fevereiro, o grupo Educação ainda apresentou a mais elevada variação de grupo, porém teve a desaceleração mais acentuada em relação ao mês anterior.
A taxa de 0,87% do grupo Educação foi influenciada pela alta de 5,43% apropriada em Fortaleza, ao passo que, entre as demais regiões, o resultado mais alto foi o de 1,86% registrado em São Paulo. Em Belém (-0,23%) e Goiânia (-0,06%), houve até pequenos recuos nas mensalidades.
Em março, o único grupo a apresentar aceleração no ritmo de aumento dos preços foi Habitação, que saiu de 0,18% em fevereiro para 0,64% em março.
O aumento na conta de luz acelerou os gastos das famílias com Habitação no IPCA-15 de março. A energia elétrica ficou 2,45% mais cara em março, item de maior impacto na inflação do mês, o equivalente a 0,08 ponto percentual. O aumento da conta de luz correspondeu a 53% da taxa de 0,15% do IPCA-15 de março.
A alta foi provocada por movimentos nas parcelas referentes ao PIS/Cofins e pela alteração da cobrança da bandeira verde para a bandeira amarela, que passou a vigorar a partir do dia 1 de março. Com a troca na bandeira, o consumidor passou a pagar R$ 2,00 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos.
Os combustíveis e os alimentos ajudaram a frear a inflação medida pelo IPCA-15 em março. Os alimentos ficaram 0,08% mais baratos, graças às reduções de preços de vários itens, como feijão carioca (-10,36%), feijão preto (-8,27%), frango inteiro (-2,39%) e carnes (-1,31%).
Em relação ao grupo Transportes, o recuo de 0,16% em março foi motivado pela queda de 1,34% nos preços dos combustíveis. O litro da gasolina ficou 1,06% mais barato, enquanto o litro do etanol caiu 2,69%. As passagens aéreas também tiveram redução, de -9,71%.

Festimalha espera por frio e visitantes em Novo Petrópolis

Edição 2017 contará com 63 expositores, sendo 47 malharias

Edição 2017 contará com 63 expositores, sendo 47 malharias


MAURO STOFFEL/DIVULGAÇÃO/JC
A partir do dia 20 de abril até o dia 28 de maio, a cidade de Nova Petrópolis receberá, no centro de eventos do município, a 28ª edição do Festimalha. Considerada o maior evento de malha de tricô do Brasil, a feira conta com 63 expositores, sendo 47 malharias - todas locais -, 11 expositores gastronômicos e cinco de acessórios.
A venda de malhas mais quentes depende do frio, por isso, para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp - promotora da feira), José Paulo Boelter, os produtores das malharias precisam ficar atentos à quantidade e ao tipo de peças que produzem. Isso porque, durante o processo de confecção, as malharias não têm previsão concreta de como se comportará o inverno. Assim, se recomenda que a produção seja dividida entre malhas mais quente e mais leves. No ano passado, o frio rigoroso resultou no faturamento de R$ 30 milhões, com a comercialização de 450 mil peças.
Durante a feira, dois desfiles com modelos exibindo looks de malhas confeccionadas pelos expositores serão realizados. Segundo Rebbie Farian, do setor de eventos da Acinp, neste ano, foi intensificado o slogan "Moda para todos", ou seja, os modelos expostos nos desfiles são fashion e também acessíveis para todos. Para Rebbie, o perfil do consumidor está mudando, no qual, cada vez mais, as pessoas priorizam o conforto na hora de adquirir um produto. Além dos desfiles, outras atividades são realizadas, entre elas o Festimalha Bier Festival, que acontece nos dias 27 e 28 de maio. No local, os visitantes poderão degustar cervejas artesanais produzidas por cervejarias locais.
Durante os 25 dias da Festimalha, são esperadas mais de 100 mil pessoas. Os ingressos para o público em geral custam R$ 7,00; para idosos, o ingresso custa
R$ 3,50; crianças e moradores locais que apresentarem carteirinha do Parque da Aldeia do Imigrante são isentos. Boelter afirma que cada detalhe está sendo trabalhado com muita dedicação para surpreender os visitantes e superar a expectativa tanto dos expositores quando da comunidade.