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Economia

- Publicada em 20 de Março de 2017 às 19:44

Terminal Santa Clara ganhará nova embarcação em junho

Renê Wlach diretor comercial do Tecon foto Julio Soares Objetiva Divulgação

Renê Wlach diretor comercial do Tecon foto Julio Soares Objetiva Divulgação


JULIO SOARES/OBJETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
Roberto Hunoff
A diretoria do Tecon Rio Grande estima que, em junho, será colocada em operação uma segunda embarcação para o transporte de cargas do Terminal Santa Clara ao porto do Rio Grande. Em funcionamento desde outubro, o serviço opera, atualmente, com média de ocupação de 55% da capacidade de transporte de 170 TEUs por viagem. A informação foi prestada por Renê Wlach, diretor comercial do Tecon, em palestra ontem na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul.
A diretoria do Tecon Rio Grande estima que, em junho, será colocada em operação uma segunda embarcação para o transporte de cargas do Terminal Santa Clara ao porto do Rio Grande. Em funcionamento desde outubro, o serviço opera, atualmente, com média de ocupação de 55% da capacidade de transporte de 170 TEUs por viagem. A informação foi prestada por Renê Wlach, diretor comercial do Tecon, em palestra ontem na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul.
A operação apresenta crescimento gradual, com a atração de novos clientes. O executivo citou, como exemplos, a Marcopolo, de Caxias do Sul, que já enviou 72 contêineres para exportação, e Tramontina, de Carlos Barbosa, com 94 unidades com itens importados. Wlach estimou em 20% a redução média no custo do transporte por meio desta operação, de característica multimodal, quando comparado com o sistema exclusivamente rodoviário. Dentre as principais cargas estão resinas da Braskem.
A maior utilização do sistema fluvial, segundo o diretor comercial, depende de mudança cultural. Ele adiantou que a empresa projeta em 180 mil TEUs o mercado potencial numa distância de até 120 quilômetros do terminal e 100 mil TEUs na distância de 80 quilômetros. Atualmente, a embarcação faz duas viagens semanais.
O atendimento multimodal otimiza o uso de equipamentos, a redução de intermediários, garantia de cumprimento de prazos e parceria com o modal rodoviário. "Não somos concorrentes do caminhão. Precisamos do caminhão nas duas pontas. Por isso, o projeto multimodal resulta em frete mais competitivo, além de outros atrativos", ponderou.
Segundo Wlach, existem tratativas para a reativação do Porto de Estrela e da criação de empreendimento em Rio Pardo. Para o terminal Santa Clara, junto ao Polo Petroquímico de Triunfo, ainda projeta para breve a sua indicação como Recinto Alfandegado. Para fazer frente ao aumento de cargas, já foram adquiridos nove equipamentos para carga e descarga.
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