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Economia

- Publicada em 20 de Março de 2017 às 17:10

Embraer faz voo inaugural do quarto protótipo do jato E190-E2

 O primeiro jato E190-E2 está programado para ser entregue no primeiro semestre de 2018

O primeiro jato E190-E2 está programado para ser entregue no primeiro semestre de 2018


embraer/divulgação/jc
Agência Estado
A Embraer realizou na tarde da última sexta-feira, 17, na fábrica de São José dos Campos (SP), o primeiro voo do quarto protótipo do jato E190-E2, que foi concluído em duas horas. A aeronave será utilizada para testes específicos de interior, tais como evacuação de cabine, conforto ambiental e ruído interno.
A Embraer realizou na tarde da última sexta-feira, 17, na fábrica de São José dos Campos (SP), o primeiro voo do quarto protótipo do jato E190-E2, que foi concluído em duas horas. A aeronave será utilizada para testes específicos de interior, tais como evacuação de cabine, conforto ambiental e ruído interno.
A aeronave, número de série 20.004, vai se juntar à frota de testes em voo, composta pelos três primeiros protótipos E190-E2, que, juntos, acumularam mais de 650 horas de voo até o momento. O primeiro jato E190-E2 está programado para ser entregue no primeiro semestre de 2018 e o operador de lançamento será a Widerøe, maior companhia aérea regional da Noruega.
"Em termos de campanha de certificação, a Embraer já realizou o congelamento da configuração aerodinâmica e concluiu vários testes, tais como a verificação da qualidade de voo, decolagem e aterrissagem curtas, desempenho em subida, determinação da tração em voo, estabilidade de trem de pouso e outros testes de sistemas. Em breve vamos avaliar a qualidade de voo em alta velocidade, executar testes de estabilidade aeroelástica, gelo natural e operações em baixa temperatura", explica em nota Luís Carlos Affonso, vice-presidente de Operações da Embraer Aviação Comercial.
Além da campanha de testes em voo, a Embraer está realizando mais de 30 mil horas de testes em solo, bem como análises de integração. Com o objetivo de entregar um avião mais "maduro". De acordo com comunicado, essa ferramenta permite à Embraer simular os voos de cada modelo de E2, otimizar o desempenho de sistemas e refinar a qualidade de voo.
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