Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Turismo

- Publicada em 10 de Março de 2017 às 16:54

Oportunidades de intercâmbio na vitrine

Na lista dos destinos mais procurados para intercâmbio teen, devido à alta qualidade de ensino das instituições parceiras, o Canadá terá um estande para a divulgação de seus produtos na segunda Feira de Intercâmbio e Viagens, promovida pela CI Intercâmbios, no próximo dia 21 de março, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. No fim de semana anterior, a Eduexpo recebe visitantes (18 de março), no BarraShoppingSul, das 14h às 19h, com a presença dos governos de três países (França, Canadá e Holanda) e cerca de 50 universidades e escolas de quatro continentes.
Na lista dos destinos mais procurados para intercâmbio teen, devido à alta qualidade de ensino das instituições parceiras, o Canadá terá um estande para a divulgação de seus produtos na segunda Feira de Intercâmbio e Viagens, promovida pela CI Intercâmbios, no próximo dia 21 de março, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. No fim de semana anterior, a Eduexpo recebe visitantes (18 de março), no BarraShoppingSul, das 14h às 19h, com a presença dos governos de três países (França, Canadá e Holanda) e cerca de 50 universidades e escolas de quatro continentes.
Inglaterra e Espanha também integram a lista dos países mais atrativos desta temporada, enumera o gerente de produtos e vendas da CI Intercâmbios, Eduardo Francisco Frigo. "Os programas desses dois últimos destinos permitem um plus na viagem, com um tour em Paris (França) e outro em Madri (Espanha), respectivamente - ambos no final do programa", comenta Frigo, que irá participar do evento como palestrante. A feira será palco para debate de assuntos como intercâmbio teen, high school, intercâmbio esportivo, intercâmbio em família, universidades e viagem de formatura.
Representantes de instituições do exterior participarão como palestrantes da Feira de Intercâmbio e Viagens, a fim de esclarecer aos pais as principais dúvidas a respeito de pacotes que incluem lazer e estudos. No time convidado pela CI estão o diretor da Escola ELS (Language Centers), Eddy Leite; a cônsul honorário do Brasil em Auckland, na Nova Zelândia, Kátia Mackenzie; e o consultor André Simonetti, além de alguns estudantes que já realizaram intercâmbio e irão relatar suas experiências.
Antes de passar pela capital gaúcha, o evento, que reunirá um total de mais de 30 representantes de escolas estrangeiras, percorrerá outras capitais brasileiras. "A feira passa por São Paulo no dia 18 de março, e depois é a vez de Salvador receber a programação, no dia 23 de março", destaca a diretora da supervisora da Região Sul da CI, Ana Flora Bestetti.
Segundo a gestora, esta feira é a única do Brasil voltada para a faixa etária de sete a 17 anos. "O diferencial deste evento promovido pela CI é que, além de marcar presença no evento, as escolas de idiomas, universidades e distritos educacionais do exterior poderão falar diretamente com os consumidores do produto", ressalta Ana Flora. "Uma das maiores vantagens em ter uma experiência internacional é o fato de a pessoa vivenciar novos estilos de vida e ter que se adaptar a novos hábitos e costumes", comenta a cônsul honorária do Brasil em Auckland (Nova Zelândia), Katia MacKenzie. Para ela, uma grande vantagem é o fato de que as empresas do mercado de trabalho veem com outros olhos o candidato que tem uma experiência no exterior.
André Simonetti, que soma 25 anos de experiência em educação internacional para adolescentes, irá falar sobre as principais dicas para "se dar bem" em um intercâmbio. Mas, antes de tudo, os pais primeiro devem conversar com os filhos e ter a certeza de que o programa é uma decisão deles (e não dos pais), pois é muito frustrante para um jovem viajar porque os pais fizeram alguma pressão, adverte Frigo. Segundo ele, é fundamental contar com uma agência especializada, que pode explicar a diferença de um programa para o outro, os tipos de acomodações e encaixar o melhor produto para a situação de cada família.
No caso da Eduexpo, os interessados poderão encontrar todos os tipos de cursos, desde Ensino Médio, como também graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, MBA, cursos técnicos, estágio e trabalho remunerado. Outro ponto alto do evento é a série de seminários, também gratuitos e proferidos em português. As palestras irão apresentar oportunidades de cursos, novas áreas de estudos e bolsas de estudos.
A diretora operacional da FppeduMedia no Brasil, Daniela Ronchetti Perkins, considera esse um momento importante para quem quer planejar uma viagem de estudos ou até mesmo um curso de lazer. "Na Eduexpo, os interessados terão a oportunidade de conversar com diretores de universidades de excelência, como a University of California, instituição norte-americana que teve muitos integrantes do seu corpo docente laureado com o Prêmio Nobel, e a St Mary's University Twickenham, classificada por acadêmicos do mundo como um dos 10 melhores centros de estudos britânicos", pontua. A maior agência de intercâmbio do Brasil, a STB, também confirmou presença no evento.

Cursos podem ser de curta ou de longa duração

Ana Flora destaca iniciativas em 15 países

Ana Flora destaca iniciativas em 15 países


PAULO NUNES/DIVULGAÇÃO/JC
A supervisora regional da CI Intercâmbio, Ana Flora Bestetti, destaca que a empresa trabalha com mais de 15 países para os programas de curta duração, conhecidos como intercâmbio teen e o high school (Ensino Médio no exterior). O primeiro ocorre no período de férias no Brasil, em janeiro e julho, com a duração média de três semanas.
Já o high school é um programa que o jovem permanece por, pelo menos, seis meses ou um ano no destino eleito. Nesse programa, o participante irá se transferir da escola no Brasil para uma no exterior e terá que cursar as matérias acadêmicas tradicionais como física, química, biologia, história, matemática, dentre outras.
"Além disso, terá a chance de cursar disciplinas eletivas, técnicas e vocacionais, tais como marcenaria, robótica, empreendedorismo, produção de rádio e TV, aviação e muitos outros", comenta o consultor André Simonetti. "Na parte de esportes, poderá participar de diversas modalidades e, em alguns casos, uma espécie de academia de futebol, golfe, vôlei, surfe e muito mais."
Simonetti destaca que há jovens que, através de um bom desempenho acadêmico ou na área de esportes, que conseguiram bolsas de estudo parciais ou totais em universidades, principalmente nos Estados Unidos. "Os principais destinos para os quais enviamos estudantes neste contexto são Canadá, Estados Unidos, Oceania e Inglaterra."