Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 16 de março de 2017. Atualizado às 01h07.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Patrícia Knebel

Mercado Digital

Mercado Digital

Notícia da edição impressa de 16/03/2017. Alterada em 15/03 às 21h19min

poa.hub deve impulsionar inovação na Capital

Porto Alegre vai passar a contar com um novo ambiente de estímulo ao desenvolvimento de ideias inovadoras para a cidade nos próximos dias. É o poa.hub, localizado na avenida Azenha, que contará com três espaços: um coworking, um ambiente de criatividade para a realização de diagnósticos e propostas para problemas e processos utilizando metodologias como Design Thinking, e um laboratório de testes. Nesse último caso, a ideia é realizar estudos de viabilidade técnica de novas tecnologias para a cidade, como os sistemas de GPS que estão sendo implantados nas linhas de ônibus. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Procempa e da EPTC. O coordenador de Inovação de Porto Alegre, Roberto Astor Moschetta, explica que o poa.hub também poderá receber pessoas interessadas em trabalhar em novos projetos no ambiente de coworking, mesmo que não sejam voltados para o município. Nesse caso, a ideia é que os empreendedores não precisem pagar para usar esses espaços de trabalho autônomo, mas terão que demonstrar resultados com os projetos realizados. "Vamos avaliar essa primeira iniciativa e, a partir disso, dimensionar quantos outros poa.hub a cidade comporta", conta Moschetta. O lançamento será durante a Semana de Porto Alegre, que acontece a partir de domingo.
Mais usabilidade
Com inspirações dos sites de Londres e de Nova Iorque, o novo site da prefeitura de Porto Alegre é outro projeto que será lançado durante a Semana de Porto Alegre. A falta de navegabilidade da página inicial impulsionou essa mudança, explica o diretor técnico da Procempa, Michel Costa da Silva. Isso ficou claro em análises que detectaram que a poluição visual afastava as pessoas do site. A média de permanência de 70% dos usuários era de apenas 10 segundos. "O excesso de informações na tela dificulta a localização do serviço buscado e, consequentemente, faz a pessoa desistir da pesquisa", relata. Além disso, 48% da navegação hoje é feita pelos próprios servidores, o que mostra que o portal funciona como uma espécie de intranet, e não como serviço de apoio às demandas dos cidadãos.
Plástico verde na passarela
Peças produzidas em impressão 3D com plástico verde estrearão hoje na passarela do São Paulo Fashion Week, resultado de uma parceria da Braskem com a marca À La Garçonne, comandada por Fábio Souza e Alexandre Herchcovitch. Algumas pulseiras e botões usados na coleção foram personalizados e confeccionados na impressora 3D da Made In Space, parceira da Braskem no projeto Imprimindo o Futuro. O plástico verde foi desenvolvido com tecnologia brasileira e utiliza a cana-de-açúcar como matéria-prima, o que reduz a emissão dos gases do efeito estufa na atmosfera.
Mulher na Articulação Política
A Assespro nacional empossou ontem à noite, em Brasília, a sua nova diretoria para o período 2017-2018. Jeovani Salomão permanece na presidência da entidade, que, pela primeira vez na história, terá uma mulher à frente da diretoria de Articulação Política. A gaúcha Letícia Batistela, que, até o ano passado, era a presidente da Assespro-RS, será a vice-presidente nacional dessa área.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia