Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 02 de mar�o de 2017. Atualizado �s 23h49.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 03/03/2017. Alterada em 02/03 �s 21h12min

Pesquisas para o presente e para o futuro

A Ford estuda uma gama de materiais alternativos e recicláveis para a produção de peças automotivas em seus laboratórios de engenharia. Um dos elementos curiosos incluídos recentemente nas pesquisas é a goma de mascar, o popular "chiclete", que pode ser transformada em plástico. Para a coleta da "matéria-prima", a Ford firmou uma parceria com a empresa britânica Gumdrop, que espalhou cestos exclusivos para o descarte de chicletes em áreas de grande movimento de jovens. Posteriormente, a goma de mascar foi transformada nos laboratórios em plástico moldável. Outro material em estudo pela montadora é a cortiça descartada das rolhas de vinhos e espumantes. Com a reciclagem, ela pode ser reaproveitada em diversos produtos, especialmente no isolamento acústico dos automóveis.
Em outro campo de pesquisas, a Ford busca aprimorar sua tecnologia de conectividade veicular, em especial o recurso de processamento de fala/voz. O objetivo é criar sistemas avançados de microfones e câmeras para interpretar o tom de voz, a expressão facial e até o humor do motorista no momento em que ele assume a direção do veículo. Com base nesses "inputs", o sistema de infoentretenimento poderá contar piadas, dar conselhos, tocar músicas animadas, lembrar de aniversários e manter o condutor alerta em uma viagem longa. Segundo a Ford, no futuro, o motorista será capaz de atender a chamadas com um aceno de cabeça, ajustar o volume com sutis movimentos da mão e definir o destino da navegação com um rápido olhar para o mapa.
Parceria comercial
A Randon Implementos nomeou como sua distribuidora a Dipesul Veículos, empresa com mais de 40 anos de fundação, sendo quase 30 deles dedicados ao segmento de veículos comerciais pesados no Rio Grande do Sul. O início das operações está previsto para 1 de junho. O contrato determina que a Dipesul passará a atender às linha pesada e leve, peças e serviços nas regiões de Lajeado e Passo Fundo; e linha leve, peças e serviços na área de Caxias do Sul.
De casa nova
O programa automotivo mais antigo da televisão brasileira estreia em "casa" nova neste sábado, às 11h30. Há 35 anos no ar com produção local, o Veículos & Velocidade passará a ser exibido na TV Urbana, canais 55 UHF e 11 da NET. Também dá para acompanhar on-line pela tvuplay.tv.br, Facebook e YouTube.
Comando austríaco
Johannes Roscheck é o novo presidente e CEO da Audi do Brasil. Com grande expertise no setor automotivo e conhecimento do mercado local, o executivo, que é austríaco, já atuou como CFO na unidade da marca em Curitiba, na década de 1990. Ele é engenheiro industrial especializado em produção de motores e automóveis.
Ranking das montadoras
A Audi foi, mais uma vez, a campeã no ranking anual de marcas de automóveis divulgado pela publicação internacional Consumer Reports. A fabricante alemã foi seguida por outras duas conterrâneas: a Porsche e a BMW. O levantamento pontua os quesitos satisfação do proprietário, teste de rodagem, confiabilidade e segurança. No extremo oposto da lista aparece a Fiat, "segurando a lanterna". O curioso é que a Chrysler, que hoje pertence ao Grupo Fiat, foi a marca que obteve a maior evolução entre todas as avaliadas, subindo sete posições. A coreana Kia Motors foi a montadora não considerada "premium" melhor classificada, em sexto lugar.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia