Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 23 de Março de 2017 às 17:43

A Renner de Galló


MARCELO G. RIBEIRO/JC
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2017/03/23/206x137/1_mgr230317renner_adminst127-1500615.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'58d3e7f391ba8', 'cd_midia':1500621, 'ds_midia_link': 'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2017/03/23/480x320/1_mgr230317renner_adminst127-1500615.jpg', 'ds_midia': 'PG3  Renner inaugura ampliação da sede administrativa na avenida Joaquim Porto Vilanova, 401, bairro Jardim do Salso   na foto: José Ivo Sartori (E), José Galló, Osvaldo Burgos Schirmer e Nelson Marchezan Jr., e detalhe da placa comemorativa', 'ds_midia_credi': 'JC', 'ds_midia_titlo': 'PG3  Renner inaugura ampliação da sede administrativa na avenida Joaquim Porto Vilanova, 401, bairro Jardim do Salso   na foto: José Ivo Sartori (E), José Galló, Osvaldo Burgos Schirmer e Nelson Marchezan Jr., e detalhe da placa comemorativa', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '480', 'cd_midia_h': '319', 'align': 'Left'}
É em épocas de crise que a Renner cresce. A frase, dita numa entrevista em 2005 pelo presidente da Lojas Renner, José Galló, nunca saiu da cabeça do governador José Ivo Sartori (PMDB), que a evocou no discurso que fez na inauguração do novo centro administrativo da empresa (matéria nesta edição). Além de Sartori, o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) também esteve lá. A frase da pedra fundamental explica como ela chegou lá pelas mãos de Galló.

Tudo ou nada

A Lei da Terceirização está levando pau de tudo quanto é jeito. Querem emprego formal pleno. Com essa crise, é como dizer que preferem emprego nenhum a terceirizá-lo. Só a ampliação do trabalho temporário para seis meses prorrogáveis por mais três deve reduzir muito o estoque de desempregados.

A volta do baby beef

Os governos do casal Kirchner liquidaram com a exportação da carne argentina, que tinha uma história de mais de 100 anos, que incluía a conquista de mercados europeus e ser sinônimo de qualidade ímpar. Este lugar foi ocupado pelo Uruguai. Com o presidente Mauricio Macri, a Argentina volta a ser player de respeito no mercado internacional. E tem brecha na vaga brasileira.

Prestígio internacional

O Hospital São Lucas da Pucrs recebe, dia 27, às 9h45min, a visita de Robert Alter, especialista em tumores do trato urogenital e de cabeça e pescoço do John Theurer Center, em New Jersey, Estados Unidos. Alter participará de uma ampla discussão sobre a imunoterapia. Aberto para a comunidade médica.

Presente Itaú

Presente do Itaú para a população no aniversário de Porto Alegre, domingo. Todas as viagens de até 60 minutos realizadas com as bicicletas do projeto Bike PoA não serão tarifadas desde que entre uma viagem e outra tenha um intervalo de pelo menos 15 minutos. Além disso, as bikes também vão amanhecer com buquês de flores em suas cestas, informa Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais e Governamentais do Itaú Unibanco.

A transformação I

Para entender a origem da invasão de camelôs e ambulantes que não ambulam no Centro Histórico de Porto Alegre, é preciso voltar ao início dos anos 2000, quando começou a expulsão da classe média e o definhamento das lojas de grife. O comércio informal só podia atuar na Rua da Praia depois das 19h, e mais na parte da esquina com a rua General Câmara/Praça da Alfândega.

A transformação II

Além das exceções, Páscoa, Natal etc., nova antecipação veio em seguida, para as 18h, depois 17h, e depois o dia inteiro, com evidentes prejuízos para o comércio formal. Exceções, no Brasil, sempre viram regra. Aí tudo fugiu ao controle, até que o prefeito José Fogaça (PMDB) os transferiu para o Camelódromo, ainda na década passada. Mas na gestão José Fortunati (PDT), tudo voltou a ser como antes.

Os meus verdes anos

Neste domingo completo 245 anos. Quando eu era mais jovem, em 1970, a frota de automóveis não passava de 40 mil. Dava para ir do Centro a Ipanema em 10 minutos, porque só havia duas sinaleiras no caminho. Até então, as famílias tinham casa de veraneio em Ipanema, Vila Assunção e adjacências, e as usavam nos meses quentes. A Nilo Peçanha não existia, era estrada de chão batido. Era mato. O orgulhoso Quarto Distrito tinha vida própria, Carnaval, Natal e até um vereador cativo, Aloísio Filho. Os bar-chopes nos bairros fervilhavam de gente, depois mortos por falta de estacionamento. A Rua da Praia tinha tanto movimento que o Café Rihan, hoje Panvel do Calçadão, vendia 5 mil cafezinhos por dia. Ainda sou bonita, me dizem, mas perdi minha juventude entre o final dos anos 1960 e início dos 1970. Aí todo mudou. Foi então que perdi minha inocência. Como era verde meu vale.

Miúdas

POLÍTICA do coitadismo é a maior praga das administrações públicas. Contempla uma minoria e rebenta a maioria.
SINDILOJAS Porto Alegre realiza o Café com Lojistas dia 29/8h30min na Fundação Iberê Camargo.
URBANISTAS diziam que uma cidade só era administrável até 700 mil habitantes. Depois, não.
QUANDO lembramos que somos todos loucos, o mistério desaparece, e a vida fica explicada (Mark Twain).