Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 17 de março de 2017. Atualizado às 08h03.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 17/03/2017. Alterada em 17/03 às 08h09min

Segredos e dobras

LEONID STRELIAEV/DIVULGAÇÃO/JC
Leonid Streliaev autografa, dia 22, às 19h, na Cultura do Bourbon Shopping, o livro "Rio Grande do Sul - Edição Especial" em comemoração aos seus 50 anos de fotografia. Uma viagem pelas "dobras e segredos". A publicação é um coffee table book, nomenclatura internacional que identifica livros especiais. A foto mostra uma cena que poderia ser captada no Texas, mas foi obtida na Fazenda Sossego, em Uruguaiana. A sombra é do filho do proprietário, Renê Ormazabal Moura.
 

Os sujimundos

A Colômbia criou uma lei que pune a falta de educação das pessoas nas ruas. Se aqui fosse feito um diploma legal neste sentido, boa parte da população seria punida. É difícil ver um povo mais porquinho que esse nosso. Incluindo gente da classe A, teoricamente educada para se comportar como se fosse sua casa.

Com a mão na massa

pg3 gov. José Ivo Sartori e o menino Guilherme Bossie de São Fco de Paula - foto Luiz Chaves Palácio Piratrini

LUIZ CHAVES/PALÁCIO PIRATINI/JC
O governador José Ivo Sartori (PMDB) cumprimentou o menino Guilherme Bossle, 10 anos, o voluntário mais jovem de São Francisco de Paula que, com sua mãe, está ajudando a separar os donativos aos desabrigados no Centro de Triagem do município. O governador disse que o exemplo do Guilherme o faz acreditar em um futuro melhor. Realmente, o esforço de menino deve ser elogiado.
 

Passageiros do mal

Houve um tempo em que PMs em duplas davam incertas em ônibus e lotações. Em paradas escolhidas aleatoriamente, eles entravam nos carros, iam até o fundo e repetiam a visita em outras linhas e trajetos. Às vezes, identificavam um passageiro do mal. São ações de inteligência que não requerem batalhões inteiros, mas funcionam tanto quanto.

Manual de sobrevivência I

Assim como os veículos têm pontos cegos para quem os dirige, os pedestres também os têm, coisa que os assaltantes aproveitam muito bem. Em áreas movimentadas, são reconhecíveis para quem é do ramo. Esqueça os que calçam havaianas e mochilas, não dá para correr com elas. A maioria usa boné e tênis, geralmente novo ou pouco usado. Quando cruzam pela vítima, nunca a encaram - olho no olho facilita reconhecimento posterior.

Manual de sobrevivência II

Não é uma ciência exata, não é um tratado geral de reconhecimento de malfeitores. Na rua é preciso fazer como o motorista prudente: verifique os retrovisores a cada 10 segundos e esteja atento sempre. Os profissionais tem um dom, são especialistas em linguagem corporal. Agora, se o sujeito mostra sinais de estar chapado, esqueça a lógica e os padrões de ataque. O chapado é capaz de matar a mãe sem nenhum remorso.

A Capital do Inglês

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) apresentou projeto que confere o título de Capital Nacional de Criadores de Cavalos PSI (Puro Sangue Inglês) para Bagé. Na fundamentação, cita benefícios para a cadeia, aduzindo que Bagé representa 50% da produção nacional da raça, com o nascimento de 1,2 mil animais/ano. Também ressalta que a medida ajudará o turismo no município vizinho de Aceguá, famoso pelos freeshops.

Miúdas

ANTON Karl Biedermann venceu o Top 10 da Federação Internacional de Natação. Detalhe: tem 91 anos.
VERÃO vai terminando com um grande mistério. O que houve com o Aedes que ninguém mais fala nele?
AEROPORTO de Santo Ângelo acaba de receber certificação para operar com aeronaves de maior porte.
VOLTA da geração de empregos com carteira assinada após 22 meses confirma sinais positivos anteriores.
LOCALMENTE, um deles foi a volta de grandes filas nas bancas do Mercado Público nos sábados de manhã.

Finais

GRUPO Rudder de segurança privada, com 5,5 mil funcionários, está completando 45 anos de atuação. AMBEV (www.queroserambev.com.br) abre inscrições para trainee industrial. Salário inicial é de R$ 5,8 mil mais benefícios. PROJETO Verão da Unimed Porto Alegre teve a participação direta de 1,2 mil pessoas. FERTILITAT (reprodução assistida) comemora 30 anos. Foi dela o primeiro bebê de proveta do Rio Grande do Sul.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia