Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 16 de março de 2017. Atualizado às 12h04.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 16/03/2017. Alterada em 16/03 às 12h07min

José e Nelson

FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Eles não têm mais sonhos para sonhar, nem mesmo para fantasiar. Prematuramente envelhecidos, com 64 e 68 anos, vieram "lá da Serra" porque perderam a casa. A gaita de boca emite farrapos de harmonias, e o improvisado pandeiro não guarda nenhum ritmo, apenas o bater sincopado acompanhando o parceiro. Acomodados em banquinhos no calçadão da Rua da Praia, à espera de migalhas de moedas, restam-lhes apenas cacos de dor de uma dignidade evaporada há muito tempo, à espera do amargo fim.

Olho no suporte

Consumidores devem exigir máxima qualidade na hora de comprar aparelhos de ar-condicionado e verificar a qualidade dos suportes deste equipamento. Para diminuir custos, muitas empresas descuidam da segurança destes suportes, o que pode levar à queda do aparelho. O alerta é da própria entidade do setor, a Asbrav.

744 degraus

Leitor se queixa que a escada do Parque Estadual do Caracol, em Canela, está interditada. A direção do parque confirma que a atração está fechada há um ano devido à queda de um pinheiro, e que já foi aberto processo de licitação para definir a empresa que fará a reforma da escada e seus 744 degraus. Subi-las deve gastar mais calorias que uma maratona.

Os barulhentos

Minoria barulhenta sempre pode mais que a maioria silenciosa. Mesmo não tendo procuração para tal. E essas minorias tem o dom de fazer milagres, inclusive fisiológicos, a distância: quando ela enche as galerias dos Legislativos, funcionam como laxantes poderosos para Suas Excelências.

Nota rural

Em boa hora, a Secretaria Estadual da Fazenda prorrogou o prazo para o uso da Nota Fiscal Eletrônica para produtores rurais. Quem a criou nunca foi ao interior dos interiores, onde a internet é zero ou instável mesmo com tempo bom. Há imensas áreas sem cobertura.

Engrenagem lubrificada

A apresentação de projetos de lei como o que tentou proibir saleiro sobre as mesas de bares e restaurantes de Porto Alegre precisa ser previamente discutida com o setor de hospedagem e alimentação. Por isso, o sindicato do setor (Sindha) reuniu-se com os edis para acertar uma forma de discussão prévia. "Vamos ajudar nessa engrenagem", afirmou o representante da colenda, vereador Walter Nagelstein (PMDB).

Negócio nas Arábias

O presidente da Famurs, Luciano Pinto (PDT), lidera uma missão empresarial para estreitar as relações comerciais com a Arábia Saudita, que tem interesse em importar alimentos e tecnologias do Rio Grande do Sul. Hoje, Luciano terá um encontro com o Sheik Hamad Al Jumeiah, presidente do grupo que é dono local da Pepsi, Shell e Chevrolet, entre outras.

Ela

Thais Zanchettin

CLAITON DORNELLES/JC
No filme Ela, de Spike Jonze, o protagonista vivido pelo ator Joaquin Phoenix trabalha em uma agência em que escreve cartas de amor para terceiros. O ambiente é tecnológico e futurista. Pois o GeraçãoE, encartado nesta edição, traz um caso local semelhante ao do cinema: a jornalista Thais Zanchettin, de Canoas, ajuda as pessoas a expressarem seus sentimentos em textos, fotos e álbuns.

Sem estresse

Foi formalizado ontem o registro da chapa única à sucessão da Fiergs, que terá como candidato Gilberto Porcello Petry (matéria nesta edição). É um caso raro no universo de entidades empresariais, associativas e de classe, não raro rachadas e com duas ou mais chapas lavando roupa suja em público.

Miúdas

  • LISTA sem nomes não é lista. No máximo, é uma carta de intenções.
  • COM todo o rebuliço em torno da lista de Janot, a Bovespa subiu 2,37%. Apesar de ou por causa?
  • IPTU de Porto Alegre será atualizado. Matéria na página 7.
  • ALGUM dia um ciclista trafegando em alta velocidade na calçada vai matar alguém.
  • MIXÓRDIA: Uma boa palavra para definir o Centro Histórico de Porto Alegre.
  • COMO é penoso viver e trabalhar no Brasil.

Finais

  • MAGIA da Páscoa 2017, tradicional evento de Nova Petrópolis, será realizado de 6 a 16 de abril na Rua Coberta e na Praça das Flores da cidade. 20 Relatos Insólitos de Porto Alegre (Libretos), do jornalista e escritor Rafael Guimaraens, será lançado dia 21/19h/Centro Municipal de Cultura.
  • RETA final do Verão em Canela começa amanhã, com shows de artistas na Praça João Corrêa.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia