Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 01 de Março de 2017 às 16:01

O espírito da Quaresma

Na Quarta-Feira de Cinzas os cristãos costumam ir ao templo para uma cerimônia despojada. A cerimônia poderia ser denominada quarta-feira das coisas que não contam, das coisas insignificantes, da poeira...
Na Quarta-Feira de Cinzas os cristãos costumam ir ao templo para uma cerimônia despojada. A cerimônia poderia ser denominada quarta-feira das coisas que não contam, das coisas insignificantes, da poeira...
A caminhada quaresmal se inicia com um gesto externo simples: a imposição de cinzas sobre a cabeça dos fiéis. A forma litúrgica para a imposição de cinza é marcada por dois momentos. Primeiro a oração sobre as cinzas: "(...) Derramai a graça da vossa benção sobre os fiéis que vão receber estas cinzas, para que, prosseguindo na observância da Quaresma, possam celebrar de coração purificado o mistério pascal do vosso Filho". Depois a exortação proposta no momento da imposição das cinzas: "lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar" ou "convertei-vos e crede no Evangelho".
Diante do ministro, o fiel inclina humildemente a cabeça, recebe as cinzas e é lembrado da necessidade de tomar consciência da própria condição e de retornar ao Evangelho.
Curva-se o corpo! O fiel se dispõe a iniciar um caminho de conversão. Conversão entendida como disposição para entrar em sintonia com a versão de Deus para a humanidade: o Evangelho. Evangelho que, em alguns setores da sociedade, produz aversão. No entanto, para os cristãos, ele é regra de vida, ou melhor, é vida!
Subjaz aos gestos e à disposição de quem participa da cerimônia, a confiança de que alguém denominado Deus, Mistério Absoluto, Tu, Abismo insondável vem ao encontro do ser humano, oferecendo-lhe seu amor, sua presença, seus projetos.
O cristão se aproxima desse "alguém" com o coração contrito, única porta que pode ser aberta para que entre e o tome consigo. Não adianta rasgar as vestes (Jl 2,13); o que verdadeiramente importa é o coração arrependido. Tal disposição, juntamente à decisão de cultivar no cotidiano uma sintonia com o Evangelho, é caminho privilegiado para não se deixar levar pela perversão.
Em tempos de crise de toda espécie, vale recordar a necessidade de voltar ao essencial. É preciso superar a ideologia do politicamente correto, tomar consciência de que está acontecendo uma descentralização do sagrado que aguarda da comunidade de fé atitudes corajosas e ousadas.
Não se pode, hoje, pensar o anúncio de Cristo reduzido a belas palavras religiosas em contextos mundanos, sem necessidade de testemunhar isso na carne e no cotidiano.
As tradicionais práticas quaresmais do jejum, da esmola e da oração marcam o cotidiano dos fiéis. Essas práticas, em nome de Cristo, se desdobram em misericórdia, acolhimento, diálogo, proximidade, consolo, solidariedade especialmente para com os rejeitados e excluídos da sociedade opulenta e adepta de um sistema econômico que mata.
Os cristãos são chamados ao discipulado, ao seguimento de Jesus Cristo, empenhados em viver como ele viveu, curando doentes, aliviando dores e sofrimentos, acolhendo as pessoas, que segundo os padrões sociais e religiosos de então eram vistas como as mais erradas e perdidas.
O poeta, talvez, auxilie na compreensão do espírito da Quaresma: "Se eu tivesse entranhas de misericórdia sairia... Sairia de minha casa para encontrar-me com os necessitados; de minha apatia para ajudar os que sofrem; de minha ignorância para conhecer os ignorados; de meus caprichos para conhecer os famintos; de minha atitude crítica para compreender os que falham; de minha suficiência para estar com os incapazes; de minhas pressas para dar meu tempo aos abandonados; de minha preguiça para ajudar os cansados de gritar; de minha postura burguesa para compartilhar com os pobres. Quem dera que eu tivesse entranhas de misericórdia!" (F. Ulíbarri).
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO