Um dragão chinês atolou em plena floresta amazônica. O trabalho em locais adversos e condições precárias nunca assustou a engenharia civil chinesa, mas a empreiteira Sepco dá sinais de que não fazia ideia do que enfrentaria ao assumir a responsabilidade de construir 780 quilômetros do maior projeto de transmissão de energia do País, o linhão da usina de Belo Monte.
Desde o fim de 2016, a empreiteira está com as operações praticamente paralisadas em parte do trecho das obras no Pará, em razão das chuvas torrenciais que todos os anos atingem a região Norte do País. Contratada pela também chinesa State Grid, a Sepco tem de entregar um traçado equivalente a 38% da malha que vai ligar a hidrelétrica construída no rio Xingu até o interior de Minas Gerais, na fronteira com São Paulo, uma rede com 2,1 mil quilômetros.
A Sepco admite que, quando assinou o contrato, em dezembro de 2014, não esperava lidar com a realidade que encontrou. Em razão das dificuldades de construção no solo encharcado da floresta, o volume de torres do primeiro lote da linha, de 260 quilômetros, teve alta de 64% em relação ao que se previa, obrigando a empresa a levar 7.298 toneladas a mais de aço para o meio da mata.
"Consequentemente, o volume de concreto também aumentou. A supressão vegetal (desmatamento) exuberante da floresta amazônica da região praticamente duplicou em termos de trabalho, com relação ao orçamento original", declarou a Sepco, em nota.
A logística é outra complicação, por causa das dificuldades de acesso aos locais das torres e cabos de alta tensão. "Não existem rodovias, apenas trilhas para pequenos veículos", afirmou a empresa. "No período das chuvas, de dezembro a abril, torna-se praticamente impossível manter ritmo mínimo e aceitável na produção.
Após o período chuvoso, torna-se necessário recuperar todos os acessos e muitas pontes que foram danificadas", afirmou o engenheiro e diretor técnico da Sepco no Brasil, Norberto Letti.
A empresa também enfrenta dificuldades com as comunidades locais. "Se não bastassem tantas adversidades, estamos sofrendo constante hostilidade dos habitantes, os quais sequestram equipamentos, bloqueiam estradas, proíbem a entrada e saída de funcionários e desestruturam a logística operacional de construção."
Sobram acusações também contra prefeituras e o governo estadual. "A Sepco foi obrigada a construir estradas de acesso que seriam, normalmente, obrigação do governo, pois são estradas públicas que permitem o acesso às populações locais." Alvo de multas e de reclamações da concessionária Belo Monte Transmissora de Energia (Bmte), dona do linhão, a Sepco prometeu acelerar contratações de pessoal e fazer novos investimentos para não comprometer a entrega da linha, que precisa entrar em operação em fevereiro de 2018.