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JC Logística

- Publicada em 07 de Março de 2017 às 21:53

Embraer lança segunda geração de jatos comerciais

Com três fileiras de assentos a mais, configuração pode ser mudada para transportar até 146 passageiros

Com três fileiras de assentos a mais, configuração pode ser mudada para transportar até 146 passageiros


EMBRAER/DIVULGAÇÃO/JC
A Embraer apresentou na semana passada, em São José dos Campos (SP), o E195-E2, a sua maior aeronave da segunda geração da família de e-jets de aviões comerciais. O voo inaugural do avião está previsto para os próximos meses e o jato entrará em serviço regular no primeiro semestre de 2019.
A Embraer apresentou na semana passada, em São José dos Campos (SP), o E195-E2, a sua maior aeronave da segunda geração da família de e-jets de aviões comerciais. O voo inaugural do avião está previsto para os próximos meses e o jato entrará em serviço regular no primeiro semestre de 2019.
"O E195-E2 tem potencial de mudar significativamente o perfil de frota das companhias aéreas em todo o mundo. Tendo custo por viagem 20% menor e custo por assento similar ao de aviões maiores, o E195-E2 torna-se o avião ideal tanto para crescimento de empresas regionais como complementação de frota de empresas de baixo custo e de linhas principais", diz, em nota, o presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, John Slattery.
A aeronave E195-E2 tem três fileiras a mais de assentos quando comparado ao E195 da atual geração, podendo ser configurado com 120 lugares em duas classes de serviço, ou até 146 em classe única. Segundo a companhia, o avião também teve um aumento significativo de alcance, de mais de 800 quilômetros (450 milhas náuticas), o que possibilitará viagens de até 4.500 quilômetros, o equivalente a 2.450 milhas náuticas) de distância.
A avião possui uma asa desenvolvida especialmente para o modelo, com o maior alongamento entre jatos de corredor único, "aumentando a eficiência de consumo de combustível", segundo comunicado da companhia. Além de uma especificação mais equilibrada, a Embraer informa que usou toda a experiência de mais 17 milhões de horas voadas nos e-jets atuais, com uma frota de mais 1.300 unidades, para chegar a um projeto de otimização para o E2.
"Por exemplo, sendo concebido com uma combinação inteligente de materiais, o E195-E2 consegue ter capacidade de transportar 10% mais passageiros do que o concorrente direto e ainda assim ter o mesmo peso", informa a empresa brasileira.
Luís Carlos Affonso, vice-presidente de Operações da Embraer Aviação Comercial, explica, também em nota, que foram introduzidas na plataforma dos e-jets todas as novas tecnologias que agregam valor aos clientes. Um exemplo, de acordo com ele, é a quarta geração de fly-by-wire que permitiu a redução de 20% da área da empenagem, minimizando o arrasto e o peso do aparelho.
"O avião terá uma economia de até 24% de consumo e 20% nos custos de manutenção por assento quando comparado ao atual E195. Parte dessa economia será atingida pela nova tecnologia de motores, mas o grande diferencial competitivo do E195-E2 está na otimização da estrutura e dos seus vários sistemas", comenta o vice-presidente.
A Embraer vai utilizar dois aviões na campanha de certificação do E195-E2. O primeiro protótipo será usado para os ensaios de aerodinâmica e desempenho, enquanto o segundo aparelho, que também deve realizar o voo inaugural até o fim deste ano, será empregado na validação de tarefas de manutenção e de interior.
Desde o lançamento, os E2 alcançaram 690 pedidos, dos quais 275 firmes, sendo 90 para o E195-E2, e de 415 opções e direitos de compra, tendo entre seus clientes companhias aéreas e empresas de leasing. Atualmente, a família de e-jets opera com cerca de 70 clientes em 50 países, sendo líder global no segmento até 130 assentos, com mais de 50% de participação de mercado, de acordo com a Embraer.
Com investimento de US$ 1,7 bilhão, o programa E2 foi lançado em junho de 2013, visando a manutenção da liderança da Embraer no segmento de aviões de 70 a 130 assentos.
 
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