Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

JC Contabilidade

- Publicada em 29 de Março de 2017 às 17:20

É possível evitar irregularidades com o trabalho de auditoria preventiva de RH?

Evanir Aguiar dos Santos, diretor Operacional da Fortus - divulgação Fortus

Evanir Aguiar dos Santos, diretor Operacional da Fortus - divulgação Fortus


FORTUS/FORTUS/DIVULGAÇÃO/JC
Evanir Aguiar dos Santos, diretoroperacional da Fortus, responde.
Evanir Aguiar dos Santos, diretoroperacional da Fortus, responde.
Ser pego de surpresa com incomodações como passivos financeiros, processos trabalhistas, entre outras dores de cabeça, é tudo que não se quer em momento algum e, principalmente, no difícil período de praticamente dois anos de crise financeira em que vive o Brasil. Desta forma, a Auditoria Preventiva de Recursos Humanos (RH) se torna de grande importância.
É imprescindível em épocas como a que estamos passando, de constantes mudanças legais, comportamentais e de mercado, que as empresas estejam atentas e acompanhem as exigências trabalhistas, previdenciárias, tributárias e de recursos humanos. É exatamente nessas situações que estar atualizado é fundamental.
A Auditoria de Recursos Humanos é a revisão analítica das sistemáticas e documentos trabalhistas, buscando identificar as conformidades dos registros e processos, e, sobretudo, as possíveis falhas nessa metodologia. A importância da Auditoria no setor de RH se deve ao grande impacto das brechas nesta área, gerando, normalmente, passivos financeiros e processos trabalhistas contra a empresa.
Analisando as Auditorias Interna e Externa, podemos descrever que a primeira tem como principal objetivo atender às necessidades de gestão da administração da empresa, e a segunda tem como objetivo detectar, de maneira assertiva, os erros ou regularidades, às necessidades de terceiros no que diz respeito a fidedignidade das informações prestadas.
Para isso, é realizada a abordagem inicial do auditor, definindo-se o trabalho a ser desenvolvido, o período de execução e as pessoas que serão envolvidas. Fazem-se necessários também o conhecimento das operações e a avaliação dos sistemas de controles, organizando-se, assim, o programa de trabalho. Este planejamento é finalizado com um parecer descritivo dos fatos observados, contendo recomendações para alinhamento dos processos.
Dentro das organizações, os principais itens auditados são:
  • Documentação: contratos de trabalho e prorrogações, acordos de compensação de horas, exame médico e ficha de registro, ficha de salário-família e declaração de utilização de vale-transporte.
  • Atendimento à legislação trabalhista (CLT, jurisprudências, convenções coletivas de trabalho, portarias do Ministério do Trabalho e Previdência Social). Como exemplo, podemos citar o empregado que exerce atividade insalubre. Ele deverá ter uma licença prévia das autoridades competentes em matéria de Medicina e Segurança do Trabalho. Pois, mediante os exames necessários, será liberada a prorrogação de jornada para este colaborador.
  • Regularidade da folha de pagamento, controle do ponto, férias e 13º salário.
  • Regularidade das guias de recolhimento do FGTS e do INSS.
  • Segurança do trabalho: prevenção de acidentes e de incêndios, promoção da saúde e de treinamentos.
  • Atendimento às obrigações acessórias, como Caged Mensal, Caged Diário e Rais.
  • Relação Anual de Informações Sociais, Dirf - Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte.
Através da Auditoria Preventiva, as empresas podem obter informações mais precisas, bem como sanar suas possíveis lacunas. Com este trabalho, ainda é possível identificar, através do resultado apresentado, se a área de Recursos Humanos está alinhada com os objetivos organizacionais.
Assim a administração da empresa terá dados e resultados concretos para embasar a sua tomada de decisão e o planejamento no que se refere às obrigações, evitando, desta maneira, multas e possíveis passivos trabalhistas. Há também ganhos na relação de confiança e na transparência que consequentemente se reforçam com colaboradores, sociedade, clientes, fornecedores, parceiros etc., gerando, assim, relações mais sólidas de trabalho.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO