Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

JC Contabilidade

- Publicada em 15 de Março de 2017 às 16:06

Quais são os desafios do jovem profissional da Contabilidade?

Juliano Abadie, coordenador da Comissão de Estudos do CRCRS Jovem

Juliano Abadie, coordenador da Comissão de Estudos do CRCRS Jovem


ANTONIO PAZ/ARQUIVO/JC
Juliano Bragatto Abadie, contador e coordenador da Comissão de Estudos CRCRS Jovem, responde.
Juliano Bragatto Abadie, contador e coordenador da Comissão de Estudos CRCRS Jovem, responde.
O avanço tecnológico e as constantes evoluções pelas quais passa a Ciência Contábil despertam uma série de dúvidas no jovem profissional, principalmente a respeito do caminho a seguir, pois a profissão cada vez mais apresenta atrativos, principalmente no que diz respeito às especializações e diversidade de áreas de atuação.
Esse jovem tem uma gama de possibilidades na profissão contábil e, muitas vezes, a indefinição sobre o que fazer é a primeira grande dúvida que se apresenta. Para saná-la, o entendimento dos diferentes campos da Contabilidade é o primeiro passo na tomada de decisão sobre o que realizar.
Acompanhar as tendências da Ciência Contábil é fundamental para que esse novo profissional conheça todo o universo de opções disponíveis. Por isso, cada participação em eventos promovidos pelas entidades da Contabilidade se torna importante para que o jovem profissional seja inserido em todas as oportunidades que a profissão proporciona. Geralmente, um terço do público desses eventos é composto de estudantes e jovens profissionais, e o fato de os programas das convenções e congressos da Contabilidade destinarem espaço para palestras e eventos direcionados a esse público é o sinal de que o futuro profissional já faz parte do novo contexto da profissão. Os eventos também propiciam, além do conhecimento científico, a possibilidade de interação com outros profissionais, o que é muito favorável, em um tempo onde a troca de informações faz toda a diferença em termos de posicionamento no mercado de trabalho.
Na publicação Perfil do Profissional da Contabilidade, pelo Conselho Federal da Contabilidade (CFC), a maioria dos participantes da pesquisa está na faixa dos 35 aos 45 anos, o que demonstra a chegada de muitos jovens às diferentes áreas. E essa nova geração, que se coloca no mercado frente aos desafios de operar com todas as ferramentas tecnológicas à disposição para o trabalho e o ensino contábil, tem provocado modificações no cenário da profissão.
A participação crescente de jovens professores no ensino da Contabilidade, por exemplo, resulta na criação de novas linhas de pesquisa na área científica da Contabilidade. Já a administração pública sinaliza com novas prerrogativas profissionais para o contador, tais como inserção da contabilidade aplicada ao setor público (Casp) e o trabalho do profissional na prestação de contas eleitorais. Também na área tecnológica cresce a participação desse profissional no desenvolvimento de ferramentas que auxiliem o trabalho contábil com qualidade e eficiência, entre outras diversas alternativas de atuação.
A Contabilidade está pulsando como tendência de mercado e futuro, estamos trabalhando em um novo tempo da profissão, as ações desenvolvidas pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) junto ao público dos estudantes e jovens profissionais evidenciam que temos uma nova geração de operadores da Contabilidade cada vez mais "conectados" ao que está acontecendo no seu entorno, e comprovando que a Contabilidade é uma ciência de impacto social.
Portanto podemos constatar que o jovem profissional da Contabilidade está vivendo um dos períodos mais favoráveis em termos da profissão, pois as diversas possibilidades de atuação e as novas formas que estão por vir tornam o conhecimento contábil de fundamental importância para gestão dos negócios e da administração pública e privada. Cabe a ele, jovem profissional, buscar os caminhos para sua adequada inserção nesse universo.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO