Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

JC Contabilidade

- Publicada em 07 de Março de 2017 às 19:25

Como evitar corrupção, fraudes, erros, ineficiências e crises

Robson Gass de Oliveira, gerente de auditoria da Schimitt Auditores S/S

Robson Gass de Oliveira, gerente de auditoria da Schimitt Auditores S/S


ANTONIO PAZ/ARQUIVO/
Evitar a corrupção, fraudes, erros, ineficiências a tão falada crise no ambiente da sua empresa pode ser um processo cansativo e bastante desafiador. Paciência, perspicácia são alguns dos instrumentos necessários para eliminar essa possibilidade por completo.
Evitar a corrupção, fraudes, erros, ineficiências a tão falada crise no ambiente da sua empresa pode ser um processo cansativo e bastante desafiador. Paciência, perspicácia são alguns dos instrumentos necessários para eliminar essa possibilidade por completo.
Inicialmente, para evitar estes riscos a empresa deve analisar todos seus processos, principalmente os externos, para identificar possíveis fontes. A auditoria visa a evitar tais riscos nas empresas mediante o fortalecimento e verificação dos itens que seguem.
Controles internos a serem utilizados para as operações envolvendo o ciclo de pagamentos: autorizações, solicitações de compras, ordens de compras, recebimentos das mercadorias, funções de contas a pagar e pagamentos (emissão de cheques, segregações de funções, conferências etc.).
Controles internos a serem utilizados para as operações envolvendo o ciclo de recebimento: pedido do cliente, faturamento, crédito e cobrança, expedição, contas a pagar, recebimento e contabilidade.
Controles internos envolvendo o ciclo de produção.
Controles e segurança de informação, medidas a serem tomadas objetivando evitar ataques de vírus, códigos hostis, ameaças físicas, tornando seguros os dados de informação, bem como medidas de segurança de rede, da web e de e-mails.
Controles internos na área tributária, apurações de impostos, contribuições e entrega de obrigações acessórias.
São revisões sistemáticas das atividades de uma organização ou de um segmento em relação aos objetivos específicos, para avaliar desempenho, identificar oportunidades com vistas a melhoria, e desenvolver recomendações de melhorias.
Essas medidas têm como objetivo principal comprovar a conformidade às diretrizes, políticas, estratégias e ao universo normativo, avaliar os controles internos, identificar procedimentos desnecessários ou em duplicidade e recomendar sua correção. Buscam ainda identificar as áreas críticas e riscos potenciais e proporcionar as bases para sua solução, melhorar o desempenho e aumentar o êxito das organizações por meio de recomendações oportunas e factíveis, avaliar as medidas adotadas para a preservação dos ativos e do patrimônio.
Outro objetivo é evitar o desperdício de recursos, aferir a confiabilidade, segurança, fidedignidade e a consistência dos sistemas administrativos, gerenciais e de informações, avaliar o alcance dos objetivos e metas identificando as causas de desvio do seu atingimento, quando houver, identificar áreas que concorrem para aumento e/ou diminuição de custos e/ou receitas, recomendar e assessorar a implantação de mudanças.
Mas de nada adianta desenvolver mecanismos de controle, um código de ética, pregar a moral e ter um discurso contra a corrupção se os líderes da empresa cometem deslizes mesmo que pequenos no dia a dia.
Uma empresa íntegra é construída por todos, então, cabe ao gestor dar o exemplo.
Auditor independente, especialista em gestão empresarial e em gestão de tributos e planejamento tributário estratégico
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO