Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 06 de Fevereiro de 2017 às 16:18

Antecedência e planejamento na sucessão

Passar o comando de uma entidade empresarial para a geração subsequente, com êxito, não é tarefa das mais simples - para não dizer o quanto a situação inspira cuidados e uma série de pormenores que vão desde a parte legal até a emocional.
Passar o comando de uma entidade empresarial para a geração subsequente, com êxito, não é tarefa das mais simples - para não dizer o quanto a situação inspira cuidados e uma série de pormenores que vão desde a parte legal até a emocional.
Caso contrário, todo amadorismo será cobrado, e sem desconto.
São muitos os casos em que a sucessão familiar se dá por diferentes motivos. Em geral, nenhum deles corresponde ao que deve ser feito seguindo uma orientação de mercado efetiva.
Durante um processo marcado pela antecedência e pelo planejamento é possível ter certeza da escolha ou, de maneira preventiva, optar por uma sucessão a cargo de um dos colaboradores sem vínculo consanguíneo.
A necessidade mínima é de cinco anos, mas o ideal mesmo são 10 anos para estruturar, implementar, fazer avaliações constantes, entender o que não está indo conforme o previsto, fazer a prevenção, solucionar os problemas e, por fim, seguir um dos dois caminhos. Ou concluir a sucessão familiar ou então indicar outra pessoa com perfil apropriado para assumir a missão de líder na empresa.
Qualquer que seja a opção, o importante é que a pessoa escolhida tenha a alma da instituição e a conheça plenamente.
Em meu caso pessoal, a sucessão familiar dentro da Marpa já vem acontecendo internamente há muitos anos, tudo planejado com antecedência, como é o ideal.
Sem sobressaltos, meus três filhos, Michael, Greice e William, começaram a trabalhar na empresa passando por todas as funções e, hoje, estão auxiliando a mim e a minha esposa (vice-presidente do grupo) diretamente.
Em até cinco anos, estarei passando o bastão para meus sucessores e passarei a integrar um Conselho Consultivo, que será criado neste período.
Somente o processo de sucessão vai indicar o melhor caminho para a empresa, com a certeza de que estarei fazendo a coisa certa em prol da manutenção e ampliação de tudo aquilo que já foi conquistado e consolidado.
Presidente do Grupo Marpa
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO