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Porto Alegre, quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017. Atualizado às 00h04.

Jornal do Comércio

Economia

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Marketing

Notícia da edição impressa de 23/02/2017. Alterada em 22/02 às 23h18min

Encontro destaca as marcas que inspiram

Profissionais de empresas líderes no mercado gaúcho destacaram as principais mudanças no setor

Profissionais de empresas líderes no mercado gaúcho destacaram as principais mudanças no setor


JC
Adriana Lampert
O processo de mudança constante do mercado exigiu que também os setores de marketing se transformassem na última década, reinventando formas de gerar novos negócios e ampliar a visibilidade das empresas. Para que este desafio seja vencido a cada ano, uma estratégia clara, consistente, focada no cliente e que reforce os diferenciais competitivos da marca é um dos passos fundamentais para a empreitada de quem quer se manter na liderança, avalia a gerente-geral de marketing corporativo das Lojas Renner, Luciane Franciscone. Ela foi uma das palestrantes do evento #marcasqueinspiram, que reuniu profissionais de marketing de marcas líderes no mercado gaúcho, na manhã de ontem, na sede do Jornal do Comércio (JC).
O encontro ocorreu por conta dos preparativos para o evento de apresentação dos resultados da pesquisa Marcas de Quem Decide, que revelará as cinco primeiras classificadas de cada categoria, no dia 7 de março, no salão de eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. No dia 27 do mesmo mês, circulará, encartado no JC e em suas plataformas digitais, o caderno especial com todas as informações do levantamento. Além dos resultados completos da pesquisa, serão incluídas na publicação matérias e entrevistas exclusivas, artigos de especialistas de diversas áreas do conhecimento e a cobertura ampliada da premiação.
"Também é importante que todos os pontos de contato do consumidor com a marca propiciem a mesma experiência e tenham coerência", completou Luciane, ao se referir às diversas estratégias de marketing possíveis de serem aplicadas pelas empresas. Ela chama a atenção para o fato de não haver mais diferenciais sobre o marketing digital e o realizado off-line.
O CEO da Rede Plaza, Roberto Rotter, observou que, atualmente, o investimento em Tecnologia da Informação (TI) deve ser feito focado em tudo que a TI pode trazer de valor agregado às mídias on e off-line. "Iniciamos um investimento neste sentido em 2016, e já começamos a perceber os resultados no ano passado, quando tivemos crescimento das receitas." O sucesso de uma empresa está ligado à sua proposição de valor, à sua consistência e coerência com a estratégia do negócio, ponderou Luciane.
Entre os palestrantes, o gerente de marketing das Tintas Renner, Rodrigo Silveira, destacou que, apesar de existir uma geração que está permanentemente on-line, é preciso lembrar das pessoas que não fizeram essa transição e se utilizam de mídias mais tradicionais. "O desafio é comunicar em todos os canais, de forma assertiva para cada mídia", avalia. Para o gerente de comunicação e marketing do Sicredi, Ivan Novello, as empresas não podem se perder buscando atender a todos. "Cada segmento tem características que devem ser levadas em conta." Novello destacou ainda que a crise não é motivo para desânimo. "Pode-se escolher chorar ou vender lenços. No nosso caso, a segunda alternativa venceu."
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