Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 20 de Fevereiro de 2017 às 19:00

Banco Central altera divulgação de dados devido ao Carnaval

O fato de fevereiro ser um mês mais curto, em função do carnaval, fez o Banco Central (BC) alterar uma série de procedimentos de divulgação de dados e documentos. Confira abaixo as mudanças:
O fato de fevereiro ser um mês mais curto, em função do carnaval, fez o Banco Central (BC) alterar uma série de procedimentos de divulgação de dados e documentos. Confira abaixo as mudanças:
Ptax
A última taxa Ptax do mês, que servirá como referência para liquidação dos contratos cambiais de março, será a da próxima sexta-feira, dia 24. Isso porque haverá feriado bancário nos dias 27 e 28 (Carnaval). Na Quarta-Feira de Cinzas (1 de março), a Ptax será calculada com base em apenas duas coletas. A primeira delas será feita das 14h30 às 14h40 e a segunda, das 15h30 às 15h40. Ambos os horários são de Brasília. Isso valerá para a taxa de câmbio real/dólar. Já as taxas das demais moedas divulgadas no boletim de fechamento da Ptax serão calculadas a partir das taxas capturadas às 15h30.
Leilões de swap
Como a última Ptax do mês sairá na próxima sexta-feira, dia 24, o Banco Central tende a realizar operações com swaps apenas até a quinta-feira, dia 23. Apesar de não ser uma regra, isso ocorre porque o Banco Central normalmente não realiza leilões no último dia útil de cada mês, para não influenciar a determinação da Ptax. Nos últimos dias, o Banco Central vem promovendo leilões diários de até 6.000 contratos de swap cambial, para rolagem dos vencimentos de março.
Ata do Copom
O Comitê de Política Monetária (Copom) decide amanhã o novo patamar da Selic (a taxa básica de juros), atualmente em 13,00% ao ano. Em função do Carnaval, a ata do encontro será divulgada apenas em 2 de março (quinta-feira) - e não em 28 de fevereiro (terça-feira), como vinha ocorrendo. O horário de divulgação segue o mesmo: 8h30.
Notas
Com o mês mais curto, o BC programou para a próxima quinta-feira, dia 23, a divulgação da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito. Na sexta-feira, dia 24, sai a Nota de Política Fiscal.
Focus
O Relatório de Mercado Focus, que sai normalmente às segundas-feiras, será publicado na quarta-feira, 1 de março. O horário de divulgação mudou para as 12 horas.
Fluxo cambial
O dado de fluxo cambial, na próxima semana, será divulgado na quinta-feira, 2 de março, e não na quarta-feira, dia 1, como de costume. O horário de divulgação segue o mesmo: 12h30. Os números terão como referência a semana de 20 a 24 de fevereiro.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO