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Economia

- Publicada em 19 de Fevereiro de 2017 às 22:30

Trocas de coleções resultam em grandes promoções nesta época do ano

Camila Silva
Para quem quiser comprar produtos do setor têxtil e calçadista, fevereiro é um bom mês. Os lojistas apostam nas grandes liquidações para retirar do estoque produtos de coleções passadas. Pela proximidade da nova estação, estima-se que os artigos de verão sejam liquidados a partir da terceira semana do mês. Segundo o presidente do Clube de Lojistas de Porto Alegre e presidente da Loja Rabush, Alcides Debus, os lojistas desses dois segmentos estão sendo orientados a não manter estoques elevados de produtos por muito tempo. Debus considera o Liquida Porto Alegre uma grande oportunidade para que os lojistas promovam a venda dos produtos de verão. "Como sabemos, o vestuário não é um gênero de primeira necessidade. Para crescer em 2017, os empresários terão que estar com equipes bem treinadas, manter uma relação próxima com os seus clientes", destaca Debus.
Para quem quiser comprar produtos do setor têxtil e calçadista, fevereiro é um bom mês. Os lojistas apostam nas grandes liquidações para retirar do estoque produtos de coleções passadas. Pela proximidade da nova estação, estima-se que os artigos de verão sejam liquidados a partir da terceira semana do mês. Segundo o presidente do Clube de Lojistas de Porto Alegre e presidente da Loja Rabush, Alcides Debus, os lojistas desses dois segmentos estão sendo orientados a não manter estoques elevados de produtos por muito tempo. Debus considera o Liquida Porto Alegre uma grande oportunidade para que os lojistas promovam a venda dos produtos de verão. "Como sabemos, o vestuário não é um gênero de primeira necessidade. Para crescer em 2017, os empresários terão que estar com equipes bem treinadas, manter uma relação próxima com os seus clientes", destaca Debus.
Trabalhando com um conceito de moda, a Rabush já está fazendo promoções para vender coleções passadas. Desde o dia 2 de janeiro, a loja já está liquidando as roupas com foco em datas como Natal e Ano-Novo, e, desde 16 de fevereiro, as liquidações se intensificaram no Liquida Porto Alegre. O objetivo é vender todos os produtos de alto verão para abrir espaço aos novos artigos que chegam já a partir do final deste mês. Para Debus, a liquidação das peças antigas é fundamental para não perder a perspectiva de vender moda. "Os produtos que têm um conteúdo modal maior precisam ser vendidos mais rápido", comenta. Existem modelos com estampas e tecidos específicos de cada estação. Além das liquidações em determinadas épocas do ano, a Rabush mantém uma loja outlet e um e-commerce, onde os produtos que sobram de coleções antigas são comercializados com até 70% de desconto.
A loja McBenett também aposta nas liquidações para reduzir os estoques. O assessor Jaime Rodrigues Marques conta que, comparando ao ano de 2015, as vendas em 2016 caíram de 8,5% a 9%, desta forma, os estoques de produtos são maiores. Sendo assim, a loja está realizando uma grande liquidação neste mês para que os expositores recebam os novos modelos da próxima estação.
Na Riachuelo, rede com 13 unidades no Rio Grande do Sul e que atua com departamentos têxtil e calçadista, as promoções já começaram. O gerente da unidade Otávio Rocha, Marcelo Teixeira Lima, conta que, já no mês de janeiro, os produtos de verão começaram a ser liquidados para a entrada da pré-coleção. Desta forma, em fevereiro - quando acontece a troca completa de coleção primeira/verão para outono/inverno -, o número de produtos disponível acaba sendo menor. Moda e calçados devem registrar crescimento de 4% a 5% neste ano em relação a 2016, segundo previsão da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV).
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